Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chanceler da Venezuela se reúne com alto comissário da ONU para Direitos Humanos

    Encontro acontece semanas após governo venezuelano ter expulsado assessoria técnica do órgão da ONU do país

    Osmary Hernándezda CNN

    O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, se reuniu com o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, na terça-feira (27) para “reafirmar a sua firme vontade de continuar colaborando com esse gabinete”, seguindo com “o princípio da não interferência e mútua respeito”.

    Em resposta à CNN, a equipe de imprensa do Gabinete do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos confirmou a reunião e destacou que ela ocorreu em Genebra, no âmbito da sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

    Acrescentaram também que as conversas continuam e que o seu princípio orientador é proteger e promover os direitos humanos na Venezuela.

    No dia 15 de fevereiro, o Ministro das Relações Exteriores da Venezuela leu um comunicado oficial no qual informava sobre a decisão do governo venezuelano de suspender as atividades da assessoria técnica do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos na Venezuela.

    Com a medida, foi dado prazo de 72 horas para que o pessoal designado para esse cargo pudesse deixar o país.

    Na ocasião, Gil informou que realizariam uma revisão abrangente dos termos de cooperação técnica descritos na carta de entendimento assinada com o referido escritório nos próximos 30 dias, prazo que termina no dia 15 de março.

    A declaração especifica que a medida será mantida até que “retifiquem publicamente perante a comunidade internacional a sua atitude colonialista, abusiva e violadora da Carta das Nações Unidas”.

    Tópicos