Chanceler da Venezuela se reúne com alto comissário da ONU para Direitos Humanos
Encontro acontece semanas após governo venezuelano ter expulsado assessoria técnica do órgão da ONU do país
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, se reuniu com o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, na terça-feira (27) para “reafirmar a sua firme vontade de continuar colaborando com esse gabinete”, seguindo com “o princípio da não interferência e mútua respeito”.
Em resposta à CNN, a equipe de imprensa do Gabinete do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos confirmou a reunião e destacou que ela ocorreu em Genebra, no âmbito da sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.
Acrescentaram também que as conversas continuam e que o seu princípio orientador é proteger e promover os direitos humanos na Venezuela.
No dia 15 de fevereiro, o Ministro das Relações Exteriores da Venezuela leu um comunicado oficial no qual informava sobre a decisão do governo venezuelano de suspender as atividades da assessoria técnica do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos na Venezuela.
Com a medida, foi dado prazo de 72 horas para que o pessoal designado para esse cargo pudesse deixar o país.
Na ocasião, Gil informou que realizariam uma revisão abrangente dos termos de cooperação técnica descritos na carta de entendimento assinada com o referido escritório nos próximos 30 dias, prazo que termina no dia 15 de março.
A declaração especifica que a medida será mantida até que “retifiquem publicamente perante a comunidade internacional a sua atitude colonialista, abusiva e violadora da Carta das Nações Unidas”.