Chanceler brasileiro deve se reunir com secretário de Estado dos EUA
Expectativa da conversa é discutir tanto o posicionamento do governo brasileiro sobre a guerra na Ucrânia como a situação dos brasileiros que estão hoje no país
O ministro de Relações Exteriores, Carlos França, deve se reunir nas próximas horas com o secretário de estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, para discutir a crise entre Rússia e Ucrânia.
Segundo relatos feitos à CNN por diplomatas brasileiros, a expectativa é discutir tanto o posicionamento do governo brasileiro como a situação dos brasileiros que estão hoje na Ucrânia.
Em entrevista à imprensa, o Itamaraty informou nesta quinta-feira (24) a dificuldade em resgate dos brasileiros e que a embaixada brasileira na Ucrânia não tem condição de fazer uma operação de resgate.
A Rússia lançou uma invasão total da Ucrânia nesta quinta-feira (24), iniciando uma guerra na região, o que gerou reações de líderes mundiais.
Segundo Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, ele lançou hoje as “maiores sanções econômicas já impostas na história”.
Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que acompanha com “grave preocupação” os ataques da Rússia à Ucrânia.
“O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil”, disse a nota do órgão federal.
Segundo o comunicado, o Brasil, como membro do Conselho de Segurança da ONU (Organização da Nações Unidas), acompanha as discussões em todas as partes em busca de uma solução pacífica para o conflito “em linha com a tradição diplomática brasileira e na defesa de soluções orientadas pela Carta das Nações Unidas e pelo direito internacional”.