Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cerimônias do funeral de Elizabeth II valorizam coroa britânica, diz professor

    Funeral da rainha Elizabeth II acontece nesta segunda-feira (19), na Abadia de Westminster, em Londres

    Lucas RochaBeatriz Cripada CNN

    em São Paulo

    O funeral da rainha Elizabeth II acontece nesta segunda-feira (19), na Abadia de Westminster, em Londres. O caixão da rainha encontra-se no Palácio de Westminster onde recebe visitas do público e de líderes e autoridades internacionais.

    O presidente Jair Bolsonaro (PL), ao lado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, visitou o caixão da rainha em Westminster Hall, neste domingo (18).

    Em entrevista à CNN, o professor de relações internacionais Marcus Vinicius de Freitas, da Universidade de Relações Exteriores da China, afirmou que as cerimônias do funeral de Elizabeth II valorizam coroa britânica.

    “Toda essa simbologia é, em primeiro lugar, para que o inglês se recorde da coroa e do símbolo da coroa. Nos países monárquicos, o imperador ou o rei, quando se observa nas monarquias constitucionais, tem um poder simbólico, que é o que o Brasil chamava na ocasião de poder Moderador, que permite com que os poderes ajam de uma maneira mais harmônica até pelo aconselhamento que ele dá”, diz Freitas.

    “Todas essas coisas que estamos vendo são justamente, em primeiro lugar, para relembrar ao britânico a importância da monarquia, que é uma instituição viva”, completa.

    Continuidade do legado

    O especialista avalia que um dos desafios do rei Charles III à frente do trono britânico é dar continuidade ao legado da monarquia no país.

    “Charles vai moldando aos poucos este processo e reinado de alguns anos para garantir principalmente a continuidade da linha dinástica. Sabemos que a família Windsor vem da Alemanha, então eles tiveram que fazer algumas adaptações ao longo da história, mudanças de nome, na forma de agir, justamente para garantir que a Casa de Hanôver, que está no trono há mais de 300 anos, continue no poder”, explica.

    A expectativa é de que o funeral conte com cerca de 2.000 pessoas. Nesta segunda-feira, a cerimônia terá duração de uma hora, sendo encerrada ao meio-dia, depois de cumprida uma série de protocolos, como a leitura de lições, um momento de oração e bênção. Próximo ao fim, por volta de 11h55, será entoada a melodia do “Last Post”, seguida de dois minutos de silêncio em todo o Reino Unido.

    Ainda em Londres, o caixão da rainha será levado em procissão até o Arco de Wellington. De lá, será transferido para o veículo oficial da realeza para que possa seguir viagem até o Castelo de Windsor.

    (Com informações de Renata Souza, da CNN)