Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Estados nos EUA com medidas restritivas têm menos mortes por Covid, diz estudo

    Pesquisa publicada pelo CDC examina de perto as mudanças nas taxas de crescimento de casos de Covid-19 antes e depois da implementação de restrições

    Estudo analisou impacto de restrições e do uso de máscara nos EUA
    Estudo analisou impacto de restrições e do uso de máscara nos EUA Foto: Lucas Jackson/Reuters (18.mar.2020)

    De Jacqueline Howard, da CNN

    Em condados onde o estado exige máscaras, as taxas de casos e mortes de Covid-19 diminuem, e, em condados onde os estados permitem refeições em restaurantes no local, as taxas de casos e mortes parecem aumentar, de acordo com um novo estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês).

    A pesquisa, publicada pelo CDC nesta sexta-feira (5), examina de perto as mudanças nas taxas de crescimento de casos de Covid-19 e mortes em condados antes e depois da implementação de ordens de uso de máscara emitidas pelo estado e a permissão para jantares em restaurantes de março a dezembro de 2020.

    Os pesquisadores descobriram que, de 1º de março a 31 de dezembro, exigir que as pessoas usassem máscara fora de casa ou em lojas de varejo e restaurantes estava vinculado a uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa de crescimento diário de casos de Covid-19 por até 20 dias depois que a ordem foi implementada. Diminuições de até 1,8 pontos percentuais foram observadas até 100 dias depois

    A obrigatoriedade do uso de máscaras foi associada a uma redução de 0,7 ponto percentual nas taxas diárias de mortes de Covid-19 até 20 dias após a implementação e diminuições de até 1,9 pontos percentuais até 100 dias depois, respectivamente, descobriram os pesquisadores.

    Restaurantes

    Para refeições em restaurantes, as mudanças nas taxas de crescimento diário para casos e mortes de Covid-19 não foram estatisticamente significativas até 40 dias após as restrições terem sido suspensas, de acordo com o estudo.  

    Mas permitir, no local, refeições em restaurantes foi associado a aumentos de 0,9, 1,2 e 1,1 ponto percentual em casos de até 60, 80 e 100 dias, respectivamente, depois que as restrições foram suspensas, descobriram os pesquisadores. 

    A permissão de refeições em restaurantes foi associada a aumentos de 2,2 e 3 pontos percentuais na taxa de crescimento de mortalidade da Covid-19 de 61 a 80 e 81 a 100 dias, respectivamente, depois que as restrições foram suspensas.

    “A obrigatoriedade do uso de máscara e restringir qualquer refeição no local em restaurantes pode ajudar a limitar a transmissão da Covid-19 pela comunidade e reduzir as taxas de crescimento de casos e mortes. Essas descobertas podem informar as políticas públicas para reduzir a disseminação da Covid-19 pela comunidade”, afirmaram no estudo pesquisadores do CDC e da Universidade de Nevada. 

    O estudo ocorre em um momento em que vários estados dos Estados Unidos estão expandindo a capacidade de negócios e preparando-se para suspender ordens para as pessoas usarem máscaras – com Texas e Mississippi se juntando a esses estados esta semana.