Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Catar pede a Israel posição unificada sobre acordo antecipado pelos EUA

    Mediador de negociações por acordo de cessar-fogo em Gaza apela por uma "posição clara de ambas as partes"

    Palestinos se reúnem no local de um ataque israelense a um campo para deslocados internos em Rafah, em 27 de maio de 2024
    Palestinos se reúnem no local de um ataque israelense a um campo para deslocados internos em Rafah, em 27 de maio de 2024 Ataque Israel Rafah Gaza

    Jana ChoukeirClauda Taniosda Reuters

    Dubai

    O Catar, que tem mediado as negociações por um cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas, em Gaza, destacou na terça-feira (4) que deveria haver uma posição clara de ambas as partes para chegar a um acordo.

    “Estamos aguardando uma posição clara de Israel que represente todo o governo em resposta à proposta antecipada pelos EUA para Gaza”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al-Ansari.

    “O acordo de cessar-fogo deve pôr fim imediatamente ao longo sofrimento de todas as pessoas em Gaza e dos reféns e das suas famílias e fornecer um roteiro para um cessar-fogo permanente e ao fim da crise”, disse Al-Ansari.

    O Qatar disse que ainda espera alcançar pontos em comum entre os dois lados do conflito.

    O presidente dos EUA, Joe Biden, apresentou na sexta-feira uma proposta de cessar-fogo em três fases dos mediadores israelenses para o Hamas com o objetivo de encerrar a guerra em Gaza, que matou dezenas de milhares de civis e levou ao agravamento da crise humanitária na região.

    A oferta apela a um cessar-fogo, à libertação de reféns israelenses e de prisioneiros palestinos e à reconstrução de Gaza.

    Assessores próximos a Benjamin Netanyahu afirmaram que o premiê concorda com o conteúdo do acordo. Aliados da coalizão que forma o governo israelense, entretanto, ameaçam deixar a administração caso Netanyahu aceite a proposta dos EUA.