Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Casos globais de Covid-19 aumentam pela 5ª semana consecutiva, diz OMS

    Organização Mundial da Saúde relata índices preocupantes na Europa

    Mulher usa máscara enquanto pedala em frente ao Parlamento inglês, em Londres
    Mulher usa máscara enquanto pedala em frente ao Parlamento inglês, em Londres Foto: David Cliff/NurPhoto/Getty Images

    Pore Naomi Thomas, da CNN

    A líder técnica da Organização Mundial da Saúde para resposta ao coronavírus, Maria van Kerkhove, disse nesta segunda-feira (22) que os casos globais de Covid-19 aumentaram pela quinta semana consecutiva, e que a OMS está observando índices preocupantes na Europa. 

    “Quatro de nossas cinco regiões da OMS estão vendo um aumento na transmissão”, disse ela em entrevista coletiva. “Esta é a quinta semana consecutiva em todo o mundo que vimos um aumento na transmissão. Na última semana, os casos aumentaram 8%” , disse. 

    Houve um aumento de 12% na Europa, disse van Kerkhove, acrescentando que o dado é impulsionado por vários países da região e pela variante B.1.1.7, que está começando a circular em muitos países da parte oriental da Europa. 

    Já a região do Sudeste Asiático registrou um aumento de 49% nos casos, em grande parte impulsionado pelo aumento na Índia e em vários outros países. A região oriental do Mediterrâneo teve um aumento de 8%. 

    No Pacífico Ocidental houve o aumento de 29% de casos, em grande parte gerado pelo aumento nos casos nas Filipinas e em Papua-Nova Guiné. 

    “As Américas e a África tiveram um ligeiro declínio nos últimos sete dias”, disse ela. “Mas, no geral, estamos vendo tendências crescentes e essas são tendências preocupantes.” 

    Van Kerkhove disse que na Europa e em vários países há uma combinação de fatores associados ao aumento da transmissão, incluindo a pressão para que os países abram as fronteiras e as dificuldades com indivíduos e comunidades em cumprir medidas de controle comprovadas.

    Texto traduzido, leia original em inglês aqui