Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Casos do novo coronavírus nos Estados Unidos passam de 1 milhão

    Sozinho, país corresponde a praticamente um terço das infecções pela doença em todo o planeta; mais de 56 mil já morreram pela COVID-19 nos EUA

    Da CNN, em São Paulo

    Os Estados Unidos passaram nesta terça-feira (28) a marca de 1 milhão de casos do novo coronavírus, de acordo com o levantamento feito pela universidade norte-americana Johns Hopkins.

    O número foi atingido apenas um dia depois de o mundo registrar 3 milhões de infectados pela COVID-19. Atualmente, a Johns Hopkins fala em 3.083.467 casos no planeta, o que significa que os EUA representam 32,7% desse total.

    O novo coronavírus já deixou 57.266 mortos nos Estados Unidos, principalmente nos estados de Nova York (22.668) e New Jersey (6.442), que são também os com o maior número de casos: 295.106 e 113.956, respectivamente.

    Estima-se que o número real de casos seja ainda maior, com as autoridades estaduais de saúde pública alertando que a escassez de profissionais treinados e de equipamentos tem limitado a capacidade de teste.

    A doença respiratória altamente contagiosa causada pelo novo coronavírus mantou, em média, 2 mil por dia em abril, de acordo com o levantamento. Entre os dados positivos, a Johns Hopkins aponta que 112.315 pessoas já se recuperaram da doença no país, onde 5.628.374 já foram testados para COVID-19.

    Evolução da doença

    Os EUA registraram o primeiro caso do novo coronavírus em 21 de janeiro. Apenas em 2 de março as infecções passaram de 100. Já o milésimo caso foi registrado oito dias depois, em 10 de março. No dia 19, já eram 12.384 infecções. A barreira dos 100 mil infectados foi ultrapassada em 27 de março. Agora, um mês e um dia depois, o país chega a marca de 1 milhão.

    Veja no gráfico abaixo a evolução do número de casos e de mortes no país:

    Os Estados Unidos, com a terceira maior população do mundo, têm cinco vezes mais casos que Itália, Espanha e França, países europeus com os maiores registros da doença.

    Uma análise da agência Reuters apontou que, dos 20 principais países mais afetados pela COVID-19, os EUA ocupam o quinto lugar com base em casos per capita.

    O país têm cerca de 30 casos a cada 10 mil pessoas. A Espanha ocupa o primeiro lugar, com mais de 48 casos por 10 mil pessoas, seguida pela Bélgica, Suíça e Itália.

    / Com informações da Reuters

    Tópicos