Casa Branca sedia cúpula de saúde e combate à fome nos EUA em setembro
Cúpula deve reunir líderes governamentais, acadêmicos e ativistas no dia 28 de setembro, em Washington


A Casa Branca afirmou que realizará uma cúpula com o objetivo de abordar questões sobre fome, nutrição e saúde nos Estados Unidos no dia 28 de setembro, em Washington.
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse em maio que o evento ajudará a atingir a meta de seu governo de acabar com a fome no país e reduzir as doenças relacionadas à alimentação na maioria dos norte-americanos até 2030.
Evento anterior deste tipo nos EUA foi realizado em 1969, segundo a Casa Branca.
“A falta de acesso a alimentos saudáveis e acessíveis é um dos muitos fatores que afetam a fome e as doenças relacionadas à nutrição. A pandemia de Covid-19 exacerbou ainda mais esses desafios”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, em comunicado.
A cúpula – que deve reunir líderes governamentais, acadêmicos e ativistas – produzirá uma estratégia nacional que identifica as ações que o governo tomará para “catalisar os setores público e privado para impulsionar mudanças transformadoras e abordar as interseções entre alimentação, fome, nutrição e saúde”, acrescentou Karine.
A Casa Branca acrescentou que a cúpula visaria abordar maneiras pelas quais os EUA podem reduzir as disparidades entre as comunidades mais afetadas por essas questões.
O local do evento e uma lista específica de participantes ainda não foram anunciados.
(Edição de Stephen Coates)