Casa Branca diz que não há necessidade de EUA mudarem postura nuclear
Governo não têm indicações de que a Rússia esteja se preparando para usar armas nucleares em breve, apesar do alerta feito por Joe Biden na quinta-feira (6)
Os Estados Unidos não veem razão para mudar sua postura nuclear e não têm indicações de que a Rússia esteja se preparando para usar armas nucleares em breve, afirmou a Casa Branca nesta sexta-feira (7). A declaração ocorre depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, fez referência a um Armagedom nuclear na última quinta-feira (6).
“Ele estava reforçando o que temos dito, que é a seriedade com que levamos essas ameaças sobre armas nucleares”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, a repórteres no Força Aérea Um, a aeronave oficial do chefe do Executivo, quando questionada sobre os comentários de Biden.
“Não vimos nenhuma razão para ajustar nossa própria postura nuclear estratégica, nem temos indicações de que a Rússia esteja se preparando para usar armas nucleares iminentemente”, acrescentou ela.
Na quinta-feira, Biden alegou que a ameaça do presidente russo, Vladimir Putin, de usar armas nucleares na Ucrânia aproximou mais o mundo do “Armagedom” do que em qualquer outro momento desde a crise dos mísseis cubanos da Guerra Fria.
Biden afirmou que está atento a Putin e como ele pode reagir à medida que os militares da Ucrânia obtém ganhos contra os invasores russos.
“Pela primeira vez desde a crise dos mísseis cubanos, temos uma ameaça direta ao uso de armas nucleares, se de fato as coisas continuarem no caminho que estão indo”, disse Biden a doadores de campanhas do Partido Democrata, em Nova York.