Capital indiana vai proibir fogos de artifício por conta da poluição
Ar se torna particularmente ruim de meados de dezembro a fevereiro no país
A capital da Índia, Nova Délhi, proibirá fogos de artifício para aliviar o impacto da poluição durante o inverno para os moradores que são mais atingidos. A medida provavelmente deve tirar um pouco da diversão do festival hindu de luzes, Diwali, que acontece no próximo mês.
A cidade de cerca de 20 milhões de pessoas é a capital mais poluída do mundo. O ar se torna particularmente ruim de meados de dezembro a fevereiro, pois o ar frio retém poeira, emissões de veículos e fumaça da queima de restolhos em campos próximos.
“Para salvar as pessoas do perigo da poluição em Délhi, como no ano passado, desta vez também a produção, armazenamento, venda e uso de todos os tipos de fogos de artifício estão sendo completamente proibidos”, disse o ministro do Meio Ambiente da cidade, Gopal Rai, em publicação no Twitter nesta quarta-feira (7).
“Desta vez haverá também a proibição de venda e entrega online de fogos de artifício em Délhi”.
Rai não disse exatamente quando a proibição entraria em vigor, mas nos últimos dois anos, proibições semelhantes foram impostas antes do Diwali, quando as pessoas soltavam fogos de artifício, enchendo o ar de fumaça.
O escritório de Rai disse que a data da restrição seria anunciada esta semana. Ele disse que terminaria em 1º de janeiro.
Alguns hindus dizem que a proibição de fogos de artifício durante o Diwali é uma tentativa de interferir em sua religião.
(Edição por Tom Hogue e Robert Birsel)