Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Capital indiana vai proibir fogos de artifício por conta da poluição

    Ar se torna particularmente ruim de meados de dezembro a fevereiro no país

    Queima de fogos de artifício por ocasião do festival Diwali em 2021, apesar da proibição do governo
    Queima de fogos de artifício por ocasião do festival Diwali em 2021, apesar da proibição do governo Sonu Mehta/Hindustan Times/Getty Images

    Tanvi MehtaKrishna N. Dasda Reuters

    A capital da Índia, Nova Délhi, proibirá fogos de artifício para aliviar o impacto da poluição durante o inverno para os moradores que são mais atingidos. A medida provavelmente deve tirar um pouco da diversão do festival hindu de luzes, Diwali, que acontece no próximo mês.

    A cidade de cerca de 20 milhões de pessoas é a capital mais poluída do mundo. O ar se torna particularmente ruim de meados de dezembro a fevereiro, pois o ar frio retém poeira, emissões de veículos e fumaça da queima de restolhos em campos próximos.

    “Para salvar as pessoas do perigo da poluição em Délhi, como no ano passado, desta vez também a produção, armazenamento, venda e uso de todos os tipos de fogos de artifício estão sendo completamente proibidos”, disse o ministro do Meio Ambiente da cidade, Gopal Rai, em publicação no Twitter nesta quarta-feira (7).

    “Desta vez haverá também a proibição de venda e entrega online de fogos de artifício em Délhi”.

    Rai não disse exatamente quando a proibição entraria em vigor, mas nos últimos dois anos, proibições semelhantes foram impostas antes do Diwali, quando as pessoas soltavam fogos de artifício, enchendo o ar de fumaça.

    O escritório de Rai disse que a data da restrição seria anunciada esta semana. Ele disse que terminaria em 1º de janeiro.

    Alguns hindus dizem que a proibição de fogos de artifício durante o Diwali é uma tentativa de interferir em sua religião.

    (Edição por Tom Hogue e Robert Birsel)