Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Candidata à UE, Sérvia deve apoiar sanções contra Rússia, diz chanceler alemão

    Olaf Scholz também citou a necessidade de um acordo entre Sérvia e Kosovo

    Inke Kappelerda CNN

    O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse esperar que as sanções contra a Rússia sejam apoiadas por todos os países candidatos à adesão à União Europeia (UE), incluindo a Sérvia.

    “É uma guerra terrível e sem sentido que foi iniciada por uma visão imperialista da Rússia. É por isso que é tão importante que a União Europeia, e todos nós, sejamos solidários com a Ucrânia e a ajudemos a se defender contra esse ataque”, disse Scholz ao presidente sérvio Aleksandar Vucic durante uma entrevista coletiva conjunta em Belgrado nesta sexta-feira (10).

    “As sanções não desaparecerão simplesmente quando as armas forem silenciadas”, disse Scholz. “A Rússia deve chegar a um entendimento com a Ucrânia”, acrescentou.

    “Está claro que um acordo também deve esclarecer a questão do reconhecimento de Kosovo, porque é inconcebível que dois países que não se reconhecem se tornem membros da UE”, disse Scholz durante uma entrevista coletiva anterior com o primeiro-ministro de Kosovo, Albin Kurti, em Pristina na sexta-feira.

    “Hoje peço mais uma vez a ambas as partes um compromisso claro com este diálogo. Todos devem se aproximar, por mais difícil que às vezes seja”, acrescentou.

    Vucic rejeitou “ameaças” e “pressão” contra a Sérvia quando se trata do reconhecimento e diálogo com o Kosovo.

    Kosovo e Sérvia são ambos aspirantes à adesão à UE. Scholz disse que o conselho da UE tomará uma decisão sobre a adesão acelerada da Ucrânia à UE após a recomendação da comissão do bloco.

    Tópicos