“Canal do Panamá está em discussão ativa agora”, diz Donald Trump
Desde que assumiu a Casa Branca, presidente americano ameaçou reassumir o controle da hidrovia estratégica


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (4) que há discussões ativas sobre o futuro do Canal do Panamá, enquanto ele exerce pressão no país centro-americano sobre o uso da hidrovia estratégica.
Trump falou com repórteres durante um evento no Salão Oval nesta terça.
Diplomata dos EUA conversa com presidente do Panamá
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, informou que teve uma “conversa franca e respeitosa” com o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, no domingo (2).
No domingo (2), Trump reiterou a promessa de “retomar” o Canal do Panamá, alertando para uma ação “poderosa” dos EUA sobre a presença da China na hidrovia.
O Departamento de Estado dos EUA disse no domingo que Rubio entregou uma mensagem do presidente americano Donald Trump dizendo que a presença da China no local era uma ameaça ao canal e uma violação do tratado EUA-Panamá.
Desde que assumiu a Casa Branca, Trump ameaçou reassumir o controle do Canal do Panamá.
Após conversas com a Rubio, o líder panamenho Jose Raul Mulino sinalizou sua disposição de revisar a concessão de 25 anos para a CK Hutchison Holdings, sediada em Hong Kong, que havia sido renovada em 2021 para a operação dos dois portos de entrada.
Veja as principais ações assinadas por Trump no 1º dia de mandato