Campanha de Biden faz telefonemas às pressas para tentar acalmar doadores
Desempenho do democrata no debate da CNN despertou preocupações sobre a sua idade
A equipe de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou telefonemas difíceis no domingo (30) e na segunda-feira (1°) com importantes doadores da campanha. Os financiadores questionaram se o democrata de 81 anos deve permanecer na corrida presidencial e por que eles devem continuar doando após seu mau desempenho no debate da última quinta-feira (27).
O Comitê Nacional de Finanças da campanha realizou uma ligação agendada às pressas com centenas de doadores democratas e pessoas que arrecadaram dinheiro para a campanha de Biden na noite de segunda-feira (1), para acalmar o pânico, de acordo com várias fontes familiarizadas com a ligação.
O comportamento hesitante e às vezes confuso de Biden no debate na quinta-feira despertou preocupações sobre a sua idade e críticas de doadores, eleitores e alguns democratas.
Embora alguns doadores culpassem os assessores de Biden que o prepararam para o debate, outros, incluindo o conselho editorial do New York Times, disseram que Biden deveria deixar o cargo de candidato do Partido Democrata contra Donald Trump nas eleições de 5 de novembro.
Biden e os principais democratas dizem que ele não tem planos de fazer isso e pretende derrotar Trump. A conselheira sênior da campanha de Biden, Jen O’Malley Dillon, e o vice-gerente de campanha, Quentin Fulks, disseram na segunda-feira em uma ligação que as primeiras pesquisas mostraram danos pequenos no debate.
Eles acrescentaram que a campanha tornará Biden mais visível nas prefeituras e por meio de entrevistas que vão garantir ao público que ele pode lidar com a cansativa campanha, de acordo com uma fonte doadora que estava na teleconferência.
“Um ponto chave é que eles entendam que precisam colocá-lo em destaque”, disse um doador. Biden ainda comentou em um pronunciamento público em sua agenda na noite de segunda-feira sobre a decisão da Suprema Corte sobre imunidade presidencial de Donald Trump.
Foram feitas cerca de cinco perguntas de doadores descritas como “incisivas” durante a chamada, disse a fonte. Entre elas estavam: “O presidente pode passar por uma campanha e outro mandato? “, disse a fonte.
Os funcionários da campanha de Biden não responderam a nenhuma pergunta ao vivo e pareciam terem escolhido as questões que haviam sido enviadas anteriormente, disse uma segunda fonte na chamada. “A mensagem era: ‘Não estamos vendo nenhuma mudança nas pesquisas'”, disse a segunda fonte. A “campanha não vencerá se o foco permanecer em sua idade.”
Uma segunda chamada com cerca de 40 dos principais doadores no domingo ficou tensa depois que a gerente de campanha de Biden, Julie Chavez Rodriguez, foi questionada se a campanha oferecerá reembolso se Biden não concorrer, disse uma fonte familiarizada com a chamada.
A campanha de Biden já possui cerca de 91 milhões de dólares em caixa.
Chavez Rodriguez disse que isso não vai acontecer porque Biden está ainda concorrendo. Ainda mais pressionada, ela disse que o dinheiro iria para a vice-presidente Kamala Harris se o presidente desistisse.
“Alguns de nós nessa chamada discutimos privadamente se deveríamos colocar nosso dinheiro em outro lugar”, disse um dos doadores da chamada de domingo. “Os últimos dias foram muito decepcionantes.”
Biden está em uma disputa acirrada com o republicano Trump e visitou vários estados decisivos para as eleições antes do debate na semana passada. No debate, Trump lançou uma enxurrada de mentiras, incluindo a de que ele ganhou a eleição de 2020, enquanto isso Biden parecia ter dificuldades para terminar suas frases.
Trump agora está na frente de Biden em New Hampshire, um estado que um republicano não vence desde 2000, de acordo com uma pesquisa do St. Anselm College/WMUR publicada na segunda-feira, com base em uma sondagem pós-debate.
A campanha de Biden disse em um memorando na segunda-feira que sua própria pesquisa mostrou que o debate não alterou significativamente o apelo de Biden nos estados decisivos.
Além disso, a equipe de Biden disse que uma “grande maioria dos eleitores de Biden 2020 que tiveram uma reação negativa ao seu desempenho no debate continuam votando nele.”