Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Calor sufocante leva 26 maratonistas ao hospital na Austrália

    Outros 40 competidores foram atendidos pelos serviços de emergência do país

    Os competidores atravessam a Sydney Harbour Bridge durante a Maratona de Sydney
    Os competidores atravessam a Sydney Harbour Bridge durante a Maratona de Sydney Jenny Evanes/Getty Images

    Laura Paddisonda CNN*

    Uma onda de calor sufocante na Austrália afetou os corredores da Maratona de Sydney no domingo (17), com 26 pessoas levadas ao hospital e 40 tratadas de exaustão pelos serviços de emergência.

    Partes do sudeste da Austrália, incluindo Sydney, estão passando por uma onda de calor no inverno, disse o departamento meteorológico nacional, com temperaturas esperadas de até 16 graus Celsius acima da média de setembro.

    A crescente onda de calor vem se acumulando no interior do país durante o fim de semana e deve durar até quarta-feira (20) nos estados da Austrália do Sul, Victoria e Nova Gales do Sul.

    O Departamento de Meteorologia disse esperar que vários recordes do início da primavera sejam quebrados nos próximos dias, chamando o calor de “muito incomum para setembro”.

    “Não se espera um alívio do calor até quarta-feira em diante, à medida que uma frente fria mais forte atravessa os estados do sudeste”, disse a agência meteorológica em uma publicação no Facebook.

    Na quinta-feira (21), as temperaturas devem passar dos 30 °C para os 22 °C, segundo o Departamento de Meteorologia.

    A onda de calor também elevou os riscos de incêndios, com diversas regiões a receberem classificações de perigo de incêndio “elevadas” e as autoridades a exortarem os residentes a prepararem-se para os incêndios florestais.

    Cerca de 50 incêndios florestais ou de grama estão queimando em Nova Gales do Sul, mas todos foram controlados.

    A Austrália está se preparando para uma primavera e verão mais quentes no Hemisfério Sul este ano, após o fortalecimento da possibilidade de um El Niño, com a previsão climática afirmando que o evento climático provavelmente poderia se desenvolver entre setembro e novembro.

    O El Niño pode provocar eventos climáticos extremos, desde incêndios florestais a ciclones e secas na Austrália, com as autoridades alertando para o aumento dos riscos de incêndios florestais neste verão.

    Uma espessa névoa de fumaça envolveu Sydney por vários dias na semana passada, enquanto os bombeiros realizavam queimadas de redução de risco para se preparar para a iminente temporada de incêndios florestais.

    As fontes termais da Austrália seguem um inverno com temperaturas bem acima da média.

    Os cientistas alertam que eventos climáticos extremos, como ondas de calor, só se tornarão mais comuns e intensos, a menos que o mundo pare de queimar combustíveis fósseis que aquecem o planeta.

    Veja também – Calor sufocante atua como uma tampa de panela retendo calor, diz meteorologista à CNN

    *Com informações da Reuters

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original