Buscas são retomadas após colapso de geleira nos Alpes italianos
17 pessoas seguem desaparecidas, segundo autoridades locais
As operações de busca e resgate foram retomadas nesta segunda-feira (4) nos Alpes italianos conforme 17 pessoas continuam desaparecidas, disseram autoridades, depois que parte de uma geleira desmoronou, matando pelo menos seis pessoas e ferindo oito.
A avalanche ocorreu no Marmolada, que com mais de 3.300 metros é o pico mais alto das Dolomitas, uma cadeia nos Alpes orientais italianos que abrange as regiões de Trento e Veneto.
O aumento das temperaturas médias fez com que a geleira Marmolada, como muitas outras ao redor do mundo, encolhesse constantemente nas últimas décadas.
Não ficou claro o que causou a quebra do gelo, mas uma onda de calor no início do verão na Itália viu a temperatura subir abruptamente, inclusive na Marmolada.
“Durante semanas, as temperaturas em altas altitudes nos Alpes estiveram bem acima dos valores normais, enquanto no inverno passado houve pouca neve, o que dificilmente protege as bacias glaciais”, disse Renato Colucci, do Instituto de Ciências Polares do Conselho Nacional de Pesquisas (CNR) disse em um comunicado.
O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, e o chefe da Agência Nacional de Proteção Civil devem visitar a área ainda nesta segunda.