Busca por vítimas em desabamento na Flórida pode ser prejudicada por tempestade
Tempestade Elsa pode passar por Surfside entre domingo e segunda-feira; possibilidade de desabamento do restante do prédio preocupa equipes de resgate
Após dias de esforços de resgate, as equipes de busca enfrentam novos desafios com a previsão de uma tempestade e a ameaça de desabamento do restante do edifício de condomínio, em Surfside, Flórida.
Equipes de resgate têm vasculhado até 5 metros de concreto desde que parte das Champlain Towers South desabou na quinta-feira (24) passada. Até agora, 18 pessoas foram confirmadas como mortas e 145 pessoas ainda estão desaparecidas.
Mas as preocupações com a integridade das partes do edifício que ainda estão de pé podem adicionar outro nível de dificuldade aos meticulosos esforços de resgate.
O trabalho foi interrompido durante grande parte da quinta-feira, enquanto os engenheiros avaliavam a estrutura ainda em pé.
O acesso à zona de colapso foi então restrito devido a questões de segurança, mas os engenheiros estão conduzindo testes para expandir a busca em mais áreas à medida que se torna seguro fazê-lo, disse a prefeita de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, na noite de quinta-feira.
“Nossos bombeiros pareciam muito, muito inquietos para voltar lá”, disse ela, acrescentando: “Estou grata pelo trabalho árduo que retomou os esforços busca e resgate”.
As autoridades estimam que podem levar semanas até que o resto do prédio seja demolido.
No entanto, o bombeiro estadual Jimmy Patronis disse que a demolição “pode ser mais cedo do que esperamos” por causa do equipamento mais pesado necessário e potenciais complicações para o peso que mantém as seções imóveis no lugar.
“O momento ainda não foi determinado, mas para completar o que é preciso, para terminar a missão, o prédio terá que ser destruído”, disse. “É um risco muito grande.”
Outro obstáculo de tempo é que a tempestade tropical Elsa tem Surfside em seu trajeto previsto. O Diretor da Divisão do Escritório de Gerenciamento de Emergências, Charles Cirillo, disse que o condado enfrenta o risco de chuvas fortes e ventos fortes de Elsa de domingo à noite até segunda-feira de manhã.
Outros edifícios a serem avaliados
As equipes que estão passando pelos escombros ainda não encontraram um gatilho para o desabamento. E enquanto os investigadores procuram o que causou o colapso, as autoridades municipais estão trabalhando para evitar danos em outros lugares.
A cidade de Surfside solicitou que todos os edifícios com mais de 30 anos e mais de três andares de altura comecem a examinar suas estruturas antes do programa de recertificação de edifícios de 40 anos, disse uma carta aos proprietários na quinta-feira (1).
Os edifícios precisarão contratar um engenheiro estrutural registrado para realizar uma análise do edifício e também serão solicitados a contratar um engenheiro geotécnico registrado “para realizar uma análise da fundação e do solo subterrâneo.”
Os reparos nas Champlain Towers South, como parte do processo de recertificação de 40 anos, haviam acabado de começar quando o colapso aconteceu.
Houve alguns relatos de desgaste e danos ao prédio nos anos que antecederam o desabamento, e alguns funcionários e residentes acusaram o prédio de não fazer o suficiente para evitar o incidente.
Uma ação judicial em nome de uma família que está processando a associação de condomínios Champlain Towers South alega que os Consultores Morabito, que realizaram uma análise estrutural do edifício em 2018, não fizeram o suficiente para manter os ocupantes seguros ao não examinarem a fundação subterrânea do edifício.
A ação foi movida pelos advogados da família de Harold Rosenberg, que permanece desaparecido, e alega ainda que após o relatório de 2018 ter sido concluído a associação do condomínio e os Consultores da Morabito deveriam ter apresentado um relatório por escrito à cidade de Surfside certificando que o condomínio era estruturalmente seguro. “O relatório Morabito não certificou que o edifício ‘é estrutural e eletricamente seguro para ocupação contínua'”, afirma o processo.
“Em vez disso, em uma aparente tentativa de lavar seus fracassos na esteira desta tragédia, o Réu Morabito apresentou este relatório…aproximadamente 16 horas depois que o edifício Champlain Towers South desabou”, afirma o processo, referindo-se a um documento protocolado junto ao cidade de Surfside em 24 de junho.
O relatório foi conduzido pelo engenheiro Frank Morabito para a associação do condomínio como parte do processo de recertificação de 40 anos da Champlain Towers South.
Em uma declaração à CNN, um porta-voz da Consultores Morabito, disse: “Embora não possamos comentar sobre litígios ativos ou pendentes, o relatório da empresa de 2018 para a Champlain Towers South Condominium Association ofereceu conclusões detalhadas e recomendações sobre reparos estruturais extensos e necessários para o condomínio edifício. Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades investigadoras para entender por que a estrutura falhou e estamos orando pelas famílias e entes queridos de todos os que foram afetados por este trágico evento.”
Visita emocionante de Biden
Na quinta-feira, o presidente Joe Biden e a primeira-dama Jill Biden se reuniram com os profissionais de busca e resgate, socorristas e algumas famílias das 145 pessoas ainda desaparecidas.
“Infelizmente, estive em muitas circunstâncias em que me encontrei com famílias que sofreram grandes perdas”, disse o presidente após a reunião de três horas.”E o que me surpreendeu desta vez foi a resiliência, o compromisso absoluto, e a disposição das pessoas para fazer o que for preciso. “
Ele acrescentou: “Saí impressionado com a força deles”.
“As famílias aqui são muito realistas – elas sabem que o tempo está passando”, disse ele, com a voz falhando.
Ele observou que a equipe local da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema, na sigla em inglês) levou todas as famílias dos desaparecidos ao local do colapso para vê-lo de perto, descrevendo detalhes dolorosos.
“Eles são todos realistas. Todos olham e veem aqueles pisos – são literalmente metros de cimento sobre cimento sobre cimento”, disse ele. Isso não sugere que os esforços devem parar, disse ele.
Steve Rosenthal, cujo condomínio ficava a uma unidade de onde o prédio desabou, disse que a visita de Biden aos sobreviventes e às famílias dos desaparecidos foi “muito edificante”.
Ele disse a Poppy Harlow da CNN: “Devia haver 200 pessoas naquela sala. E ele andava por aí e falava com cada pessoa. E enquanto aquela pessoa falava com ele, ele ouvia. E não estou embelezando isso em tudo. Se uma pessoa falou por seis minutos, ela sentou-se lá e ouviu por seis minutos.”
(Texto traduzido. Leia o original em inglês).