Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Burro desaparecido por 5 anos é visto liderando manada de veados nos EUA; veja vídeo

    Animal fugiu em 2019 após se assustar e sair correndo na Califórnia

    Scottie Andrewda CNN

    Quando o burro Diesel fugiu durante uma caminhada perto de sua casa fora de Sacramento, na Califórnia, há cinco anos, seus donos assumiram o pior.

    “Ele não é agressivo, ele é adorável”, disse Terrie Drewry à afiliada da CNN KOVR em 2019, dias após a fuga de Diesel. “Mas agora, ele está com medo.”

    Os anos passaram sem um sinal de vida de Diesel – até o início de 2024, quando um caçador avistou e filmou um rebanho de pelo menos uma dúzia de alces no norte da Califórnia. Entre eles, estranhamente, estava um burro selvagem.

    Drewry estava certo de que o burro no vídeo é seu Diesel.

    “Finalmente o vimos”, disse Drewry ao KOVR depois de ter visto o vídeo no Instagram. “Finalmente, sabemos que ele está bem. Ele está vivendo sua melhor vida. Ele está feliz. Ele está saudável, e foi apenas um alívio.”

    A família Drewry adotou Diesel do Bureau of Land Management, e ele viveu em seu rancho em paz nos primeiros anos de sua vida ao lado de galinhas, uma lhama e um burro.

    Mas em uma caminhada fatídica em abril de 2019, Diesel notou algo que o assustou e saiu correndo, arrastando o marido de Drewry, Dave, pelos arbustos atrás dele, disse ela a KOVR na época.

    Diesel e Dave Drewry / Terrie e Dave Drewry

    Durante semanas, eles procuraram por Diesel no deserto de Cache Creek, uma área a noroeste de Sacramento composta por mais de 12 mil hectares.

    Entra Max Fennell, um triatleta profissional que ocasionalmente caça na Califórnia com um arco e flecha. Em uma viagem de caça em março, Fennell encontrou o rebanho de alces – e ficou surpreso ao ver um burro entre eles.

    No vídeo de Fennell, que Drewry disse ter sido filmado a poucos quilômetros de onde Diesel fugiu em 2019, o rebanho é visto se movendo. Quando Fennell os vê, eles param para olhar para ele.

    Os animais não se movem novamente até que o burro aparentemente dê o sinal: Depois de ver Fennell, o burro vira a cabeça e trota. Os alces seguem rapidamente.

    “Provavelmente uma das minhas viagens de caça mais loucas até hoje”, escreveu Fennell na legenda do vídeo no Instagram. “Não consigo deixar de ver e estou espantado que o burro pareça feliz e saudável!”

    Além de limpar a terra, puxar vagões e fornecer fofura geral, os burros podem proteger o gado nas fazendas. Os animais de carga defendem ferozmente os seus rebanhos.

    Drewry suspeita que, se o burro que Fennell viu é realmente Diesel, ele está apenas fazendo seu dever de burro e proteger seus amigos veados.

    “Eles aprenderam a se dar bem e ser a família um do outro”, disse ela a KOVR.

    Um vídeo compartilhado em setembro do ano passado também mostrava Diesel com sua família de alces. O burro parecia totalmente satisfeito, trotando através da grama amarela alta na luz do sol manchada.

    Embora ela sinta falta dele, Drewry disse que não vai tentar pegar Diesel e trazê-lo de volta. Como animais de pastoreio, burros na natureza geralmente podem encontrar muito para comer. E o burro no vídeo de Fennell parece estar prosperando no deserto, com amigos ao seu lado.

    “Ele é realmente um burro selvagem agora”, disse ela.

    Tópicos