Bulgária e Romênia aderem ao espaço Schengen para passageiros marítimos e aéreos
O espaço Schengen oferece viagens sem restrições em 26 países, sendo a maior área de livre circulação do mundo, segundo a Comissão Europeia
O Conselho Europeu decidiu estender o espaço Schengen sem fronteiras para incluir a Bulgária e a Romênia, informou a presidência espanhola do Conselho neste sábado (30).
Os controles das fronteiras aéreas e marítimas serão suspensos a partir de março de 2024, e as discussões sobre a suspensão dos controles das fronteiras terrestres continuarão no novo ano, de acordo com uma declaração da Comissão Europeia.
“Um espaço Schengen ampliado tornará a UE mais forte como União, internamente e no cenário global”, disse a comissão, dando as boas-vindas aos dois países.
Atualmente, o espaço Schengen oferece viagens sem restrições em um território de 26 países (22 dos quais são países da UE) e inclui mais de 400 milhões de cidadãos, o que o torna a maior área de livre circulação do mundo, segundo a Comissão.
A decisão de adicionar a Bulgária e a Romênia foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Europeu, disse também a comissão, observando haver enviado várias “missões de averiguação” em 2022 e 2023 às fronteiras externas dos países para confirmar sua prontidão para ingressar em Schengen.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, enviou suas felicitações à Romênia e à Bulgária via X, chamando isso de “um passo há muito esperado para que os cidadãos romenos e búlgaros desfrutem de uma liberdade de movimento mais fácil com a perspectiva do transporte terrestre que está por vir”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, descreveu a decisão como “um momento histórico para a Bulgária e a Romênia. E um dia de grande orgulho para os cidadãos romenos e búlgaros (…) Este é um grande passo à frente para ambos os países e para o espaço Schengen como um todo”.
A Romênia e a Bulgária também saudaram a decisão, com a Ministra das Relações Exteriores da Romênia, Luminita Odobescu, escrevendo no X, a qual é “um resultado importante para os cidadãos da Romênia. Nossos agradecimentos a todos os parceiros e instituições da UE pelo apoio. A Romênia continua comprometida com um espaço Schengen forte e seguro”.
O presidente romeno, Klaus Iohannis, fez eco aos comentários de seu ministro das Relações Exteriores, afirmando, em X, que “é um passo importante para o benefício do povo romeno”.
Enquanto isso, a ministra das Relações Exteriores da Bulgária, Mariya Gabriel, postou no X que “hoje Schengen se torna mais forte com a Bulgária e a Romênia”.