Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasileiros que deixaram Gaza chegam ao Cairo e devem pousar no Brasil amanhã

    Informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores neste domingo

    Pedro Jordãoda CNN , São Paulo

    Os 32 brasileiros que conseguiram deixar a Faixa de Gaza já chegaram à cidade de Cairo, capital do Egito, neste domingo (12), onde passarão a noite. Eles vão embarcar de voltar ao Brasil na manhã da segunda-feira (13), afirmou o Ministério das Relações Exteriores.

    “O grupo de 32 brasileiros e familiares que deixou a Faixa de Gaza hoje pela manhã acaba de chegar ao hotel onde pernoitará, no Cairo. A decolagem do Egito para o Brasil, em voo da FAB, acontecerá amanhã, 13/11, pela manhã”, escreveu a página oficial do Itamaraty em uma rede social.

    Os brasileiros conseguiram deixar Gaza cruzando a fronteira com o Egito pela passagem de Rafah –a única que não é controlada por Israel– na madrugada deste domingo, segundo informações do Itamaraty.

    Das 34 pessoas que pediram ao governo brasileiros para serem repatriadas – 24 brasileiros e 10 familiares palestinos próximos –, contempladas com autorização para sair de Gaza em lista divulgada na última quinta-feira (9), 32 atravessaram Rafah pela primeira vez desde o início da guerra de Israel contra o Hamas.

    O Itamaraty disse que duas pessoas do grupo original desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza.

    Segundo apurou a CNN, duas brasileiras, mãe e filha, decidiram ficar no território palestino por motivos pessoais.

    Os brasileiros farão um trajeto de 55 km por via terrestre até chegar ao aeroporto de Al-Arish, no Cairo. É neste local onde uma aeronave da Presidência da República já os espera para embarcarem de volta ao Brasil.

    Rota primária de repatriação de brasileiros que estavam em Gaza
    Rota primária de repatriação de brasileiros que estavam em Gaza / CNN

    Além de suprimentos humanitários, o avião está tripulado com médico, enfermeiro e psicólogo que auxiliarão a todos.

    O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou neste domingo que a situação dos 32 brasileiros que estavam em Gaza e pediram para serem repatriados é “momentaneamente resolvida”. 

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende receber os brasileiros pessoalmente na Base Aérea de Brasília.

    Tópicos