Brasileiros que deixaram Gaza chegam ao Cairo e devem pousar no Brasil amanhã
Informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores neste domingo
Os 32 brasileiros que conseguiram deixar a Faixa de Gaza já chegaram à cidade de Cairo, capital do Egito, neste domingo (12), onde passarão a noite. Eles vão embarcar de voltar ao Brasil na manhã da segunda-feira (13), afirmou o Ministério das Relações Exteriores.
“O grupo de 32 brasileiros e familiares que deixou a Faixa de Gaza hoje pela manhã acaba de chegar ao hotel onde pernoitará, no Cairo. A decolagem do Egito para o Brasil, em voo da FAB, acontecerá amanhã, 13/11, pela manhã”, escreveu a página oficial do Itamaraty em uma rede social.
Os brasileiros conseguiram deixar Gaza cruzando a fronteira com o Egito pela passagem de Rafah –a única que não é controlada por Israel– na madrugada deste domingo, segundo informações do Itamaraty.
Das 34 pessoas que pediram ao governo brasileiros para serem repatriadas – 24 brasileiros e 10 familiares palestinos próximos –, contempladas com autorização para sair de Gaza em lista divulgada na última quinta-feira (9), 32 atravessaram Rafah pela primeira vez desde o início da guerra de Israel contra o Hamas.
O Itamaraty disse que duas pessoas do grupo original desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza.
Segundo apurou a CNN, duas brasileiras, mãe e filha, decidiram ficar no território palestino por motivos pessoais.
Os brasileiros farão um trajeto de 55 km por via terrestre até chegar ao aeroporto de Al-Arish, no Cairo. É neste local onde uma aeronave da Presidência da República já os espera para embarcarem de volta ao Brasil.
Além de suprimentos humanitários, o avião está tripulado com médico, enfermeiro e psicólogo que auxiliarão a todos.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou neste domingo que a situação dos 32 brasileiros que estavam em Gaza e pediram para serem repatriados é “momentaneamente resolvida”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende receber os brasileiros pessoalmente na Base Aérea de Brasília.