Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasileiros ilhados em Portugal por coronavírus terão voos para retornar ao país

    Itamaraty confirmou partidas, que acontecerão entre os dias 20 e 21 de março e atenderão clientes da companhia Azul que tinham passagens compradas

    André Spigariol , Da CNN Brasil, em Brasília

    A embaixada do Brasil em Lisboa confirmou nesta quinta-feira (19) que quatro voos suplementares da companhia Azul irão trazer brasileiros que se encontram ilhados em território português por causa da pandemia do novo coronavírus e tinham passagens já compradas para retornar em voos da empresa.

    A operação foi viabilizada por uma coordenação entre o consulado brasileiro na capital portuguesa e com o Ministério das Relações Exteriores. A Autoridade Nacional de Aviação Civil de Portugal autorizou as decolagens de Lisboa com destino a Campinas (SP) para os dias 20 e 21 de março.

    Os voos estão destinados apenas a passageiros que já tinham comprado bilhetes pela Azul e querem antecipar seu regresso ao Brasil. Os interessados devem contatar diretamente a companhia. Até o fechamento dessa reportagem, o Itamaraty já contabilizava ao menos 883 brasileiros em Lisboa que manifestaram interesse em serem repatriados.

    Escala de retorno dos brasileiros ilhados em Portugal em razão da pandemia do co
    Escala de retorno dos brasileiros ilhados em Portugal em razão da pandemia do coronavírus
    Foto: CNN Brasil

    Além das demais recomendações, como a higienização frequente das mãos e o esforço em evitar aglomerações, o Ministério da Saúde recomenda que todos os que retornarem de viagens ao exterior se mantenham em isolamento domiciliar por um período mínimo de sete dias.

    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há 642 casos confirmados de COVID-19 em Portugal. Duas pessoas morreram em virtude da doença.

    Atendimento

    O Ministério das Relações Exteriroes divulgou uma lista de telefones para os quais brasileiros podem ligar em caso da necessidade de apoio para retornar ao país. “O Itamaraty permanecerá empenhado em solucionar a presente situação e continuará prestando todo apoio consular a brasileiros impedidos de retornar ao Brasil”, diz o órgão, em nota.

    Veja os números de contato:

    Américas: +55 61 98260-0610
    Europa: +55 61 98260-0787
    África e Oriente Médio: +55 61 98260-0568
    Ásia e Oceania:  +55 61 98260-0613

    Tópicos