Brasileiros deportados pelo governo Biden chegam ao Brasil na sexta (21)
Durante a corrida eleitoral, presidente dos EUA prometeu tratar os imigrantes que tentam entrar no país sem documento de maneira humanitária
O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fará nesta semana o primeiro movimento deportação em massa de imigrantes brasileiros enviados de volta ao Brasil. O analista de internacional da CNN Lourival Sant’Anna confirmou a informação com fontes diplomáticas.
Serão 106 brasileiros, enviados em um voo que chega à Belo Horizonte nesta sexta-feira (21). A medida de Biden é semelhante à que foi realizada durante a gestão do ex-presidente Donald Trump, que tinha uma política voltada à anti-imigração.
Durante a corrida eleitoral, Biden prometeu tratar os imigrantes que tentam entrar nos EUA sem documento de maneira humanitária. No entanto, como tradicionalmente ocorre nos EUA, a questão da imigração segue um dos principais problemas que o democrata tem de enfrentar desde que iniciou o mandato.
Em seus primeiros 100 dias, Biden pausou deportações. Ele também reverteu uma série de medidas da administração de Donald Trump que eram questionadas por aqueles que são pró-imigração.
Entre os decretos assinados, estão incluídos o fim da proibição de viagens contra cidadãos de países muçulmanos e o fortalecimento do programa Ação Adiada para Chegadas na Infância — Trump se esforçou para desfazer as proteções para imigrantes sem documentos que chegaram ao país quando crianças.
Mesmo assim, o governo Biden tem lutado para acompanhar o fluxo de migrantes que chegam à fronteira sul dos Estados Unidos, especialmente menores desacompanhados, que foram mantidos em postos de patrulha de fronteira enquanto as autoridades tentam encontrar locais para acomodá-los.