Brasil voltará a defender cessar-fogo em nova reunião de Conselho de Segurança da ONU
Chanceler Mauro Vieira também enfatizará necessidade de busca por solução com dois Estados, segundo Itamaraty
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, voltará a defender o fim das hostilidades entre Israel e Hamas durante reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Um Debate Aberto de Alto Nível está marcado para esta quarta-feira (29), em Nova York. Vieira participará do encontro pessoalmente, antes de viajar a Dubai, onde participa junto com o presidente Lula da COP28.
A reunião, convocada pela China que ocupa a presidência temporária do Conselho, ocorrerá no Dia da Solidariedade ao Povo Palestino. O Brasil esteve no comando do colegiado em outubro, quando eclodiu a guerra com ataque do Hamas no dia 7 daquele mês.
O chanceler brasileiro deverá repetir o tom de seus discursos anteriores pedindo o cessar-fogo imediato e condenando a escalada da crise humanitária na Faixa de Gaza. A morte de crianças e civis em Gaza também deverá ser novamente foco da declaração, bem como o apelo pela liberação de reféns em poder do Hamas.
Segundo o Itamaraty, Vieira enfatizará a necessidade de buscar uma solução sustentável para a crise na região com a implementação de dois Estados. Ou seja, a criação de um “Estado Palestino viável, convivendo em paz com Israel, dentro de fronteiras mutuamente aceitas e internacionalmente reconhecidas.”