Brasil vai enviar kits de emergência para o Líbano
Ministério da Saúde faz um levantamento do que poderá ser doado e o país precisa
O governo brasileiro vai enviar ao Líbano kits de emergência que já estão prontos e ficam armazenados em um centro de logística, em Guarulhos (SP). A capital do país, Beirute, sofreu uma explosão que matou centenas e deixou milhares de feridos na última terça-feira.
Cada kit, com cerca de duas toneladas, tem medicamentos básicos usados em emergências e ainda diversos equipamentos, como luvas, esparadrapos e outros.
Esses kits são utilizados internamente quando ocorre algum acidente ou tragédia de grande porte no país — como o rompimento de uma barragem de mineração em Brumadinho. Os kits também podem ser enviados para outros países como ajuda humanitária.
Leia e assista também
Líderes nacionais e internacionais expressam apoio ao Líbano após explosão
‘O Líbano precisa de todo tipo de ajuda’, diz embaixador no Brasil
No Líbano, Macron promete ajuda e diz que dinheiro não irá para corruptos
Neste momento, o Ministério da Saúde faz um levantamento do que poderá ser doado e está em contato direto com o governo libanês para saber o que, de fato, o país precisa.
Existe a possibilidade de o governo brasileiro enviar também vacinas, como a do tétano. Mas aguardo retorno do governo libanês para confirmar se será necessário.
Os kits emergenciais e outros equipamentos serão enviados por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o cargueiro KC-390.