Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil é eleito para o Conselho de Direitos Humanos da ONU

    País se comprometeu a trabalhar para fortalecer o papel do Conselho na prevenção e no enfrentamento das causas estruturais de graves violações dos direitos humanos

    Reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra
    Reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra 11/09/2023REUTERS/Denis Balibouse

    Leonardo Ribbeiroda CNN

    em Brasília

    O Brasil foi eleito nesta terça-feira (10) e vai ocupar – a partir de janeiro – um assento no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH). O nome do conselheiro ainda precisa ser definido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    “A expressiva votação recebida reflete o reconhecimento da comunidade internacional ao compromisso do Brasil na promoção e proteção dos direitos humanos em âmbito nacional e internacional, assim como sua atuação em defesa da paz, do desenvolvimento sustentável e da democracia”, informou a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

    Na ocasião da candidatura, o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, disse que o país terá oportunidade de ser protagonista mundial na área.

    De acordo com a carta de compromissos assinada, o Brasil se comprometeu a trabalhar para fortalecer o papel do Conselho na prevenção e no enfrentamento das causas estruturais de graves violações dos direitos humanos, com ênfase no diálogo construtivo e na cooperação internacional.

    O Conselho

    Essa será sexta vez que o Brasil ganha assento no Conselho de Direitos Humanos da ONU. Fundado em 2006, o órgão é composto por 47 países: 13 africanos, 13 asiáticos, 7 do Leste Europeu, 8 da América Latina e Caribe e 7 da Europa Ocidental.

    Veja também – Autoridade Palestina pede intervenção da ONU em Gaza