Brasil costura na ONU acordo entre EUA e Rússia sobre a guerra de Israel
Operação tem o apoio dos dez países que são membros rotativos do Conselho de Segurança
O Brasil tenta um acordo entre os Estados Unidos e a Rússia por uma nova resolução a sobre a guerra de Israel para ser analisada pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
A operação tem o apoio dos dez países que são membros rotativos do colegiado. A informação foi confirmada à CNN pelo Itamaraty
Veja também: Israel diz que matou mais uma liderança do Hamas na Faixa de Gaza
A diplomacia brasileira mapeou e detectou o interesse da ampla maioria dos 15 países que integram o conselho em aprovar uma resolução consensual o quanto antes.
A percepção é de que, além dos 12 países que votaram a favor do texto brasileiro que foi apresentado e derrotado no dia 18 de outubro, é possível construir um acordo que envolva Rússia e Reino Unido, que se abstiveram, e os próprios norte-americanos que votaram contra.
O desafio agora é conseguir que os russos, que também se abstiveram, apoiem a resolução, além dos norte-americanos, que votaram contra o projeto brasileiro.
O Itamaraty, porém, espera avançar nas tratativas apenas após esta sexta-feira (27), quando será continuada uma reunião da Assembleia-Geral da ONU convocada pelos países árabes, em que se pretende votar uma resolução favorável aos palestinos.
A diplomacia brasileira considera que neste colegiado são grandes as chances de um texto favorável aos palestinos ser aprovado.