Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Boris Johnson faz tratamento com oxigênio na UTI; e quem está no poder agora?

    Internação do premiê ressalta a falta de uma linha de sucessão formal no governo britânico

    Da CNN

    O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, está sendo submetido a um tratamento com oxigênio na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em função de complicações causadas pelo novo coronavírus, informou o ministro do gabinete britânico, Michael Gove.

    Em uma entrevista à emissora BBC, ele disse que o premiê, de 55 anos, “não está com um ventilador pulmonar”, mas “recebeu suporte de oxigênio”. Gove afirmou ainda que Johnson “está recebendo os melhores cuidados” no Hospital St. Thomas, em Londres, após ser encaminhado na segunda-feira (6) à UTI. “E, claro, uma das razões para ele estar na UTI é garantir que seja fornecido qualquer auxílio que a equipe médica considere apropriado”, disse Gove.

    Segundo a correspondente da CNN em Londres, Clarissa Ward, Johnson continua na UTI, mas não está entubado. Ele segue em monitoramento para caso o quadro clínico piore e ele precise ser entubado ou de um ventilador, já que apresentou dificuldades para respirar. 

    A rainha Elizabeth II desejou Johnson uma “recuperação completa e rápida” e enviou uma mensagem de apoio à noiva do premiê, que está grávida, e para sua família.

    “A rainha enviou uma mensagem a Carrie Symonds e à família Johnson”, disse o Palácio de Buckingham. “Sua Majestade disse que eles estavam em seus pensamentos e que ela desejava ao primeiro-ministro uma recuperação completa e rápida.”

    Sucessão no poder britânico

    A internação de Johnson ressaltou a falta de uma linha de sucessão formal no governo britânico. O premiê nomeou o secretário de Relações Exteriores, Dominic Raab, que também ocupa o cargo de Primeiro Secretário de Estado, para agir por ele “quando necessário”.

    Leia também:

    Análise: Boris Johnson na UTI muda percepção do Reino Unido sobre COVID-19

    ‘As coisas vão piorar antes de melhorar’, diz primeiro-ministro do Reino Unido

    Apesar disso, o parlamento britânico ainda não sabe quais decisões caberão a Raab. O correspondente e âncora da CNN Max Foster afirmou que “a rainha precisa saber de quem receberá conselhos, quando Boris Johnson é o encarregado e quando Dominic Raab terá a função de primeiro-ministro”. 

    No Reino Unido, poucas decisões são tomadas unicamente pelo primeiro-ministro, sendo as medidas mais importantes decididas pelo gabinete ou seus subcomitês. Muitos poderes estatutários são conduzidos por secretários de estado. Mas, nas últimas décadas, altos membros do poder britânico passaram a adotar um estilo mais presidencial.

    “O primeiro-ministro tem uma equipe ao redor dele que garante a continuidade do trabalho do governo”, explicou Gove, acrescentando que Johnson mantinha, na semana passada, uma espécie de diário para se certificar de cumprir as recomendações médicas que lhe foram passadas.

    Segurança nacional

    Gover confirmou que Raab está agora encarregado de analisar os planos de Johnson para combater o novo coronavírus. “Dominic tem a responsabilidade de liderar as diversas reuniões que seriam conduzidas pelo primeiro-ministro, mas estamos trabalhando todos juntos para implementar o plano que o premiê estabeleceu”, disse.

    Apesar disso, Gove desviou ao ser questionado sobre quem tem os “códigos nucleares” do país, dizendo apenas que ele não discutiria assuntos de segurança nacional.

    O conservador Tobias Ellwood, que preside o comitê de defesa do Parlamento britânico, afirmou, por meio do perfil que mantém no Twitter, que deseja melhoras a Johnson, mas ressaltou que “é importante ter 100% de clareza sobre quem é responsável pelas decisões de segurança nacional do Reino Unido”. “Precisamos prever tentativas de adversários em explorar qualquer fraqueza que for percebida”, disse.

    Tópicos