Boris Johnson afirma que Inglaterra reabrirá lojas, academias e pubs ao ar livre
Retorno deve começar em 12 de abril; Johnson diz que beberá cerveja em um pub em comemoração
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse nesta segunda-feira (5) que a reativação planejada da economia começará na semana que vem com a abertura de todas as lojas, academias de ginástica, cabeleireiros e instalações de hospitalidade ao ar livre da Inglaterra.
Com o programa de vacinação avançando rapidamente pelo Reino Unido e as taxas de infecção caindo, Johnson disse que a Inglaterra avançará para o segundo estágio de seu roteiro de saída do lockdown a partir de 12 de abril. O premiê disse que irá pessoalmente a um pub para tomar uma cerveja.

As pessoas devem continuar trabalhando em casa se puderem e minimizar as viagens domésticas, disse o governo, que também confirmou que está estudando um sistema de certificação de situação da Covid, ou passaporte de vacinação, para ajudar a retomada de eventos maiores.
O Reino Unido já havia retomado as aulas em escolas e permitido a reunião de até seis pessoas de diferentes residências em março.
Até o momento foram registrados 4.376.560 casos de Covid-19 no território e 127.104 óbitos pela doença de acordo com dados divulgados pelo governo local. Na última semana, o Reino Unido registrou uma média de 47 mortes em sete dias, uma queda de mais de 100% em relação ao mês de janeiro, onde essa média alcançava cerca de 1.200.