Incêndio em palácio histórico de Londres mobiliza mais de 100 bombeiros
Somerset House fica na região central da cidade; ainda não se sabe como fogo começou
Um incêndio começou na histórica Somerset House, em Londres, com mais de 100 bombeiros no local trabalhando para contê-lo.
A fumaça podia ser vista subindo do telhado do edifício sobre o centro de Londres. Os bombeiros trabalham em um guindaste para apagar o fogo.
O edifício já foi sede da Marinha Real, mas agora é usado como centro cultural. Uma galeria dentro do complexo abriga o autorretrato de Vincent Van Gogh com uma orelha enfaixada.
O diretor do Somerset House Trust, Jonathan Reekie, disse à PA Media britânica que o incêndio começou na ala oeste do edifício, onde estão localizados os escritórios e as instalações dos fundos da casa. “Não há obras de arte nessa área”, disse Reekie, segundo a PA Media.
Cerca de 125 bombeiros e 20 carros de bombeiros foram enviados para Somerset House, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Londres.
As equipes estão combatendo as chamas localizadas em parte do telhado do prédio, disse o corpo de bombeiros em um comunicado, sendo utilizadas duas escadas de 32 metros da brigada.
A causa do incêndio ainda não é conhecida, afirma o comunicado, e a Somerset House foi fechada ao público enquanto o fogo está sendo controlado.
O complexo foi construído pela primeira vez em 1500, embora tenha sido demolido e reconstruído em 1700.
A casa recebe o nome de Edward Seymour, duque de Somerset, que a construiu como um palácio para si mesmo em 1547. O duque foi executado na Torre de Londres alguns anos depois, e a propriedade de seu palácio passou para a Coroa.
Em 1604, o Tratado de Londres foi assinado dentro do edifício, encerrando a Guerra Anglo-Espanhola de 19 anos. Mais tarde, serviu como quartel-general do exército parlamentar durante a Guerra Civil Inglesa e escapou por pouco do incêndio no Grande Incêndio de Londres em 1666.
Somerset House é agora sede de eventos e exposições criativas. É o lar da Galeria Cortauld, que conta com obras de Manet, Van Gogh e Monet entre as de seu acervo. O Kings College London tem sua escola de direito na ala leste do complexo.
Serviu como um local de filmagem versátil e pode ser visto em cenários de filmes e programas de TV como ‘Downton Abbey’, ‘Love Actually’ e ‘X Men: First Class’.
Neste sábado (17), uma batalha de dança deveria acontecer no pátio ao ar livre do prédio, com “um dia de dança e shows de break, workshops, DJs ao vivo e uma grande festa ao ar livre”
“Todos os funcionários e o público estão seguros e o local está fechado”, disse a Somerset House em comunicado em seu site. “O Corpo de Bombeiros de Londres chegou rapidamente e estamos trabalhando em estreita colaboração com eles para controlar a propagação do incêndio”, acrescentou.