Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bombardeio russo em Zaporizhzhia deixa duas pessoas mortas e causa incêndio

    Região é uma das quatro localidades anexadas pela Rússia após referendo

    Cidade de de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, após ataque russo
    Cidade de de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, após ataque russo Reprodução/Reuters

    Lidia Kellyda Reuters

    O bombardeio das forças russas matou pelo menos duas pessoas durante a noite desta quinta-feira (6), na cidade ucraniana de Zaporizhzhia, e danificou ou destruiu vários prédios residenciais e causou incêndios generalizados, conforme informou o governador regional Oleksandr Starukh.

    Uma mulher morreu no bombardeio e outra a caminho do hospital como resultado de sete ataques russos, escreveu Starukh no aplicativo de mensagens Telegram.

    “Pelo menos cinco pessoas estão sob os escombros de prédios”, explicou. “Muitas pessoas foram salvas. Entre elas está uma menina de três anos, a criança está sendo cuidada. Uma operação de resgate continua”.

    Zaporizhzhia é uma das quatro regiões ucranianas anexadas pela Rússia, que Kiev diz que nunca aceitará a tomada ilegal de seu território pela força e que foi condenada pelos aliados da Ucrânia.

    O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou que o país assumisse o controle da usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, ainda administrada por engenheiros ucranianos, apesar de ter sido capturada no início da guerra pelas forças russas.

    A usina fica bem na linha de frente, em uma margem controlada pela Rússia de um reservatório com forças ucranianas na margem oposta, e ambos os lados alertaram para o perigo de um desastre nuclear.