Bolsonaro celebra acordo de Israel e árabes em churrasco com embaixadores
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Filipe Martins, também participam do encontro
O presidente Jair Bolsonaro participa neste domingo (4), em Brasília, de um churrasco com embaixadores de Israel, Emirados Árabes e Bahrein, países que assinaram um acordo que normaliza as relações em setembro deste ano.
O encontro acontece na casa do deputado Eduardo Bolsonaro. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Filipe Martins, também participam.
O embaixador dos Estados Unidos. Todd Chapman, também participa do evento. Os EUA foram um dos responsáveis por mediar o acordo entre Israel e os outros dois países.

Segundo fontes do Itamaraty e do Palácio do Planalto, Bolsonaro deve celebrar o recente acordo entre os três países e discutir com os embaixadores “os próximos passos para acordos de paz no Oriente Médio”.
Nos bastidores, auxiliares presidenciais ressaltam que esses acordos “confirmam” a previsão do governo brasileiro de que os países árabes não só iriam esfriar as tensões como se aproximar.
No início do governo, o Planalto vinha sendo criticado por se aproximar de Israel. A crítica era de que essa aproximação resultaria em retaliação comercial ao Brasil por parte dos países árabes.
“O churrasco é uma celebração dos acordos, do momento das relações com esses países e uma oportunidade de discutir próximos passos nos acordos de paz do Oriente Médio”, disse à coluna um auxiliar de Bolsonaro.