Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolívia: Mirando nova presidência, Evo Morales cria partido “Povo Evo”

    Ex-presidente boliviano desafia o partido governante MAS, do qual foi retirado

    Sergio LimachiMonica MachicaoGloria Lopezda Reuters

    Junto a uma multidão na cidade de Cochabamba, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, aprovou nesta segunda-feira (31) o nome ‘Evo Pueblo’ (Povo Evo, em tradução livre) para sua nova facção política concorrer nas próximas eleições.

    Os apoiadores de Morales se reuniram no estádio Villa Tunari, onde concordaram com o nome ‘Evo Pueblo’ e sua respectiva bandeira, que terá um fundo branco com listras azuis e verdes nas laterais.

    Morales liderará o novo partido, que ele formou junto com indígenas e fazendeiros após renunciar ao MAS-IPSP (Movimento pelo Socialismo) em fevereiro, para concorrer à sua nova candidatura presidencial em 2025.

    Em fevereiro, Morales assinou uma aliança com o partido “A Frente pela Vitória” (“Frente Para La Victoria” em espanhol) para concorrer ao partido.

    Uma candidatura de Evo Morales à presidência desafiaria o limite de três mandatos da Bolívia.

    Morales e o atual presidente boliviano Luis Arce estão envolvidos em uma disputa de poder pela liderança do partido MAS. Em novembro, o MAS nomeou seu novo chefe, Grover Garcia, substituindo Morales, e elegeu Arce como seu candidato para as eleições de 2025.

    O MAS-IPSP, fundado em 1997, governa a Bolívia desde 2006. Morales governou por três mandatos, até 2019, e Arce foi eleito em 2020.

    Tópicos