Boca de urna: coalizão de esquerda lidera eleições parlamentares na França
Ultradireita liderada por Marine Le Pen disputa segundo lugar com partido do presidente Emmanuel Macron
A coalizão de esquerda Nova Frente Popular da França conquistou o maior número de assentos no segundo turno de votação das eleições parlamentares, disseram os principais pesquisadores neste domingo (7), colocando-os no caminho para uma vitória inesperada sobre o partido de extrema direita Reunião Nacional (RN), mas aquém de uma maioria absoluta no parlamento.
Uma estimativa da IFOP para a emissora TF1 disse que a Nova Frente Popular poderia ganhar 180-215 assentos no parlamento no segundo turno de votação, enquanto uma pesquisa Ipsos para a France TV projetou 172-215 assentos para o bloco de esquerda.
Uma pesquisa da Opinionway para a C News TV disse que a Nova Frente Popular ganharia 180-210 assentos, enquanto uma pesquisa Elabe para a BFM TV projetou uma faixa de 175-205 assentos para eles.
O bloco centrista do presidente Emmanuel Macron estava à frente do partido RN, de Marine Le Pen, na batalha pelo segundo lugar, de acordo com estas sondagens.
São necessários 289 assentos para obter a maioria absoluta na Assembleia Nacional, a câmara baixa do parlamento francês.