Blinken chama testes de mísseis da Coreia do Norte de ‘profundamente desestabilizadores’
O secretário de Estado dos Estados Unidos ainda afirmou que o país não tem respondido às aberturas diplomáticas de Washington
Os testes de mísseis da Coreia do Norte são profundamente desestabilizadores e perigosos, disse o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, nesta quinta-feira, acrescentando que Pyongyang não respondeu a nenhuma abertura diplomática de Washington.
A administração Biden na quarta-feira impôs suas primeiras sanções sobre os programas de armas da Coreia após uma série de lançamentos de mísseis norte-coreanos, incluindo dois desde a semana passada.
Blinken disse em entrevista à MSNBC que os Estados Unidos deixaram claro que não têm intenções hostis em relação à Coreia do Norte e estão dispostos a se envolver em negociações sem pré-condições.
“Infelizmente, não apenas não houve resposta a essas propostas, mas a resposta que vimos…” disse.
“Acho que parte disso é a Coreia do Norte tentando chamar a atenção”, disse ele. “Isso já foi feito no passado. Eles provavelmente continuarão a fazer isso.”
Os Estados Unidos e seus aliados estão focados em garantir que estejam protegidos e que haja repercussões para a atividade de mísseis do Norte, acrescentou Blinken.