Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Blinken afirma que plano israelense para o pós-guerra em Gaza é “imperativo”

    Secretário de Estado dos EUA avalia que planejamento de governança é essencial para evitar o casos na região

    Kylie AtwoodJennifer Hanslerda CNN*

    O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que um plano pós-guerra israelense para Gaza é “imperativo”, enquanto ele continua sua viagem ao Oriente Médio pressionando por um cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza e pela libertação dos reféns feitos pelo Hamas.

    O diplomata sênior reiterou que as suas discussões com os líderes israelenses e árabes também darão prioridade aos planos para assim que a guerra terminar em Gaza, onde a ofensiva militar de Israel danificou fortemente a infraestrutura e arrasou bairros.

    “É fundamental que continuemos a trabalhar nos planos para o dia seguinte, para garantir que, quando se trata de segurança em Gaza, quando se trata de governança, quando se trata de reconstrução, temos planos em vigor para avançar. Essa será uma parte crítica das minhas conversas aqui na região”, disse Blinken.

    Questionado por Kylie Atwood, da CNN, se ele está preocupado com o fato de o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não ter um plano para encerrar as hostilidades, Blinken respondeu:

    “Na ausência desses planos, então uma de três coisas – ou Israel teria que ficar, o que diz que não quer fazer e acreditamos que não deve fazer, e provavelmente terá uma grande insurgência em mãos nos próximos anos. Ou, deixando perdas acumuladas, o Hamas regressa. Ou, então, temos um vácuo total e temos apenas caos, ilegalidade, criminalidade, grupos jihadistas, etc. Portanto, é imperativo que haja um plano”.

    Tópicos