Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Biden fala com Zelensky sobre ações para “aumentar os custos da Rússia por invasão”

    Em ligação de 30 minutos, neste sábado (5), Biden saudou a decisão da Visa e da Mastercard em suspender operação na Rússia, disse a Casa Branca

    DJ Juddda CNN

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, destacou as ações em andamento “empreendidas pelos EUA, seus aliados, parceiros e a indústria privada para aumentar os custos para a Rússia por sua agressão na Ucrânia”, em um telefonema com o presidente da ucraniano, Volodymyr Zelensky, na noite de sábado (5), segundo informações da Casa Branca.

    “Em particular, ele saudou a decisão desta noite da Visa e da Mastercard de suspender o serviço na Rússia”, disse a Casa Branca.

    “O presidente Biden observou que seu governo está aumentando a segurança, a assistência humanitária e econômica à Ucrânia e está trabalhando em estreita colaboração com o Congresso para garantir financiamento adicional”.

    A ligação durou cerca de 30 minutos.

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu ajuda aos EUA para estabelecer uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia durante uma ligação com legisladores norte-americanos no início do sábado.

    Zelensky e outros líderes ucranianos pediram repetidamente à Otan e às autoridades ocidentais que imponham uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, uma medida que pode impedir que as forças russas realizem ataques aéreos contra seu país.

    Na chamada via Zoom, Zelensky também pediu aos senadores dos EUA maiores sanções à Rússia, inclusive em energia, e mais assistência militar direcionada às forças ucranianas. Ele agradeceu aos EUA pelo apoio que deram até agora, mas sua mensagem geral foi que seu país precisa de mais ajuda à medida que se esforça contra a invasão da Rússia.

    Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, os dois líderes falaram pelo menos cinco vezes.

    Na ligação de sábado, a Casa Branca disse que Biden “reiterou sua preocupação com o recente ataque russo a uma usina nuclear ucraniana e elogiou a habilidade e bravura dos operadores ucranianos que mantiveram os reatores em condições seguras”.

    O presidente russo, Vladimir Putin, alertou neste sábado que consideraria os países que impõem uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia como “participantes de um conflito militar”.

    Mas o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse na sexta-feira que uma zona de exclusão aérea não é uma opção considerada pela aliança.

    O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse na sexta-feira que o estabelecimento de tal zona pode levar a uma “guerra de pleno direito na Europa”, mas acrescentou que Washington continuará trabalhando com seus aliados para fornecer aos ucranianos os meios para se defender da agressão russa.

    Tópicos