Biden e Macron conversam sobre a Ucrânia e afirmam apoio à soberania do país
Reunião ocorre antes de o presidente francês viajar à Rússia e Ucrânia para dialogar com autoridades locais em tentativa de impedir a escalada de um conflito


Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da França, Emmanuel Macron, conversaram neste domingo (6) sobre a situação na Ucrânia. A reunião ocorre dias antes de Macron viajar à Rússia e à Ucrânia para dialogar com as autoridades locais em uma tentativa de impedir a escalada de um conflito.
Em um comunicado, a Casa Branca informou que os líderes discutiram os esforços diplomáticos e de dissuasão em andamento em resposta ao contínuo aumento militar da Rússia nas fronteiras da Ucrânia.
O governo norte-americano reiterou ainda que os presidentes “afirmaram seu apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia”, destacando que as equipes acordadas permanecerão em contato e continuarão consultando os aliados e parceiros, incluindo a Ucrânia.
Macron se reunirá com o presidente russo Vladimir Putin, em Moscou, no dia 7 de fevereiro, e com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em 8 de fevereiro, para contestar a situação em torno da Ucrânia, em um momento em que os líderes ocidentais pretendem impedir a escalada de um conflito com a Rússia.
*Com informações da Reuters