Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Biden deve falar com Netanyahu sobre acordo de reféns nesta quinta-feira (4)

    Israel e Hamas estão negociando nova proposta de cessar-fogo

    Arlette Saenzda CNN

    Espera-se que o presidente Joe Biden fale com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ainda nesta quinta-feira (4) para discutir os desenvolvimentos relacionados a um acordo de reféns e cessar-fogo entre Israel e o Hamas, disseram funcionários da Casa Branca e do governo israelense à CNN.

    A vice-presidente Kamala Harris também deverá participar da conversa, disse um funcionário da Casa Branca.

    A ligação vem em um momento em que Israel e o Hamas parecem estar à beira de um acordo, disse à CNN uma fonte israelense familiarizada com as negociações. O Hamas forneceu recentemente uma resposta à proposta aos mediadores do Catar e do Egito, uma medida que as autoridades israelenses acreditam que permitirá às duas partes iniciar negociações detalhadas para chegar a um acordo. Um acordo, no entanto, ainda não está finalizado nem garantido.

    A CNN informou anteriormente que os EUA propuseram recentemente uma nova linguagem para ajudar a preencher lacunas nas discussões para um acordo. O texto centrava-se num período da primeira fase da proposta em que se esperava que Israel e o Hamas realizassem mais negociações com o objetivo de passar para a segunda fase do acordo.

    Uma autoridade dos EUA disse que a resposta parece ser construtiva, mas será necessário continuar adicionando mais trabalho.

    A autoridade israelense, que falou sob condição de anonimato porque não está autorizada a falar com a mídia, também disse à CNN que Netanyahu convocará uma reunião de gabinete na noite desta quinta-feira.

    Biden e Netanyahu falaram pela última vez em 6 de maio. Os dois devem se encontrar em Washington dentro de algumas semanas, quando o primeiro-ministro israelense viajar para discursar no Congresso, disse anteriormente uma fonte familiarizada com o assunto a MJ Lee, da CNN.

    Autoridades dos EUA e de Israel ainda estão no processo de definição dos detalhes logísticos para a reunião Biden-Netanyahu, que provavelmente acontecerá na Casa Branca, disse a fonte. Os dois líderes se encontrarão, salvo qualquer mudança abrupta de última hora nas circunstâncias.

    A ligação também ocorre no momento em que Biden luta por sua própria sobrevivência política em seu país, depois de se debater no palco do debate contra o ex-presidente Donald Trump na semana passada. A forma como Biden lidou com o conflito entre Israel e o Hamas continua a ser uma questão fundamental de preocupação para muitos no Partido Democrata, incluindo os eleitores mais jovens.

    Tópicos