Biden apoia acordo que permitirá ingresso de Finlândia e Suécia à Otan, diz oficial dos EUA
Pelo Twitter, presidente dos Estados Unidos chegou a parabenizar os países pela definição
O presidente Joe Biden apoia um acordo que permitirá que a Finlândia e a Suécia se juntem à Otan e desempenhou um papel nos bastidores das negociações dos países nórdicos com a Turquia, disse uma autoridade sênior dos EUA nesta terça-feira (28).
A Turquia abandonou sua oposição à adesão da Finlândia e da Suécia à Otan a tempo da cúpula anual da aliança em Madri. A autoridade, falando a repórteres sob condição de anonimato, disse que Biden conversou com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan sobre a Otan na terça-feira, a pedido das duas nações.
O funcionário disse que o acordo permitirá uma expansão da aliança de 30 membros e marcará “uma mudança significativa na postura de segurança”.
A Turquia não insistiu que suas demandas por aviões de guerra americanos avançados fossem incluídas nas negociações, disse a autoridade. Biden e Erdogan devem se encontrar à margem da cúpula na quarta-feira.
Biden, que está na Espanha, para participar da cúpula da Otan desta semana, parabenizou os países pelo acordo.
Por meio de sua conta no Twitter, Biden afirmou: “Parabéns à Finlândia, Suécia e Turquia pela assinatura de um memorando trilateral — um passo crucial para um convite da Otan à Finlândia e à Suécia, que fortalecerá nossa Aliança e reforçará nossa segurança coletiva — e uma ótima maneira de começar. a Cúpula”.