Benjamin Netanyahu nomeia novo embaixador nos EUA
Yechiel Leiter atuou como chefe de gabinete no Ministério das Finanças
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nomeou Yechiel Leiter, nascido nos EUA e que anteriormente atuou como chefe de gabinete no Ministério das Finanças, como o próximo embaixador israelense nos Estados Unidos.
“Yechiel Leiter é um diplomata altamente capaz, um orador eloquente e possui um profundo entendimento da cultura e da política americanas”, disse Netanyahu em um comunicado.
Sua nomeação também foi bem recebida por Yisrael Ganz, chefe do Conselho Yesha, uma organização que representa conselhos de assentamentos judaicos na Cisjordânia ocupada por Israel, um território que os palestinos querem como parte de um futuro estado.
Ganz disse que Leiter é “um parceiro-chave na defesa da Judeia e Samaria”, nome usado por muitos israelenses para a Cisjordânia, que Israel conquistou na guerra do Oriente Médio de 1967.
A nomeação de Leiter ocorreu três dias após a eleição de Donald Trump para um segundo mandato como presidente dos EUA, comemorada por muitos israelenses por causa de seu forte apoio a Israel.
Além de servir no Ministério das Finanças, Leiter também ocupou cargos como vice-diretor geral no Ministério da Educação e presidente em exercício da Companhia de Portos de Israel.
Seu filho foi morto no ano passado na guerra de Gaza contra o grupo militante palestino Hamas enquanto servia no exército israelense.
Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel