Bélgica eleva alerta de terrorismo a nível máximo após tiroteio em Bruxelas
Dois suecos foram baleados e mortos na capital Bruxelas nesta segunda (16); suposto agressor diz ser do Estado Islâmico
A Bélgica elevou nesta segunda-feira (16) o alerta de terrorismo no país ao nível máximo depois que dois suecos foram baleados e mortos na capital Bruxelas. Nas redes sociais, o suposto agressor diz que faz parte do Estado Islâmico.
O primeiro-ministro belga, Alexander de Croo, confirmou na rede social X, antigamente conhecida como Twitter, que as vítimas eram suecas, mas não o número. O agressor, que disse se chamar Abdesalem Al Guilani, afirmou que foram três, em vez de dois os mortos. Mais tarde, a procuradoria belga informou que o ataque tinha causado a morte de duas pessoas e deixado uma ferida.
Vídeo: Especialista explica o que motivou ataques do Hamas em Israel
“Eu acabei de oferecer minhas sinceras condolências ao premiê sueco após o terrível ataque desta noite contra cidadãos suecos em Bruxelas”, disse Croo. “Nossos pensamentos estão com as famílias que perderam seus entes queridos. Como parceiros, a luta contra o terrorismo é uma só.”
Um jornal belga disse ser provável que as vítimas fossem dois torcedores de futebol. A Bélgica recebia nesta segunda a Suécia para uma partida pelas eliminatórias da Euro 2024. O jogo foi suspenso no intervalo por motivos de segurança.
O ataque ocorreu num momento em que as preocupações com a segurança aumentam em alguns países europeus ligados ao conflito Israel-Hamas. A França está alocando mais 7.000 agentes de segurança para as ruas depois de um professor ter sido esfaqueado mortalmente na sexta-feira, num ataque que o presidente Emmanuel Macron condenou como “terrorismo islâmico bárbaro”.
Um vídeo postado pelo jornal “Het Laatste Nieuws” mostrou um homem com uma jaqueta laranja em uma scooter, chegando em um cruzamento e disparando dois tiros com seu rifle, seguidos de mais três, e entrando para dentro de um prédio. Ele disparou mais duas vezes, e depois mais uma.
Em seu vídeo, o suposto autor disse: “Saudações islâmicas Allahu Akbar. Meu nome é Abdesalem Al Guilani e sou um combatente de Alá. Sou do Estado Islâmico. Amamos quem nos ama e odiamos quem nos odeia. Vivemos pela nossa religião e morremos pela nossa religião. Alhamdulah. Seu irmão se vingou em nome dos muçulmanos. Matei três suecos até agora Al hamdoulelah. Três suecos, sim. Para aqueles que [acham que] fiz algo errado, que possam me perdoar. Eu perdoo a todos. Salam Aleykoum.”
A França está reforçando os controles na fronteira com a Bélgica após o ataque mortal em Bruxelas, segundo a imprensa belga.
O centro de crise belga alertou o público para não circular sem necessidade na capital.