Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bebê gorila nasce prematura após cesariana de emergência nos EUA

    Caso em zoológico do Texas exigiu a participação de veterinários e de médicos que tratam humanos

    Edward Pepeda CNN

    Um zoológico em Fort Worth, no Texas (EUA), registrou o nascimento de uma bebê gorila prematura.

    O animal nasceu com pouco menos de 1,4 kg em uma cesariana de emergência no início de janeiro, após sua mãe sofrer complicações durante a gestação.

    A bebê foi chamada de Jameela, que significa “linda” em suaíli – uma língua falada na África Oriental. Ela é filha de Sekani, uma gorila de 33 anos que tem outros três filhos.

    Este foi o terceiro nascimento de gorila nos 115 anos de história do zoológico e o primeiro por cesariana. O caso exigiu a participação de médicos que tratam humanos.

    O parto da primogênita estava previsto para acontecer em meados de fevereiro, mas teve que ser antecipado após a mãe apresentar sintomas de pré-eclâmpsia, uma doença grave de pressão arterial que pode ocorrer durante a gravidez em humanos e primatas.

    “Participar do parto do bebê de Sekani por cesariana foi um dos destaques de toda a minha carreira como obstetra e ginecologista”, disse o médico Jamie Walker Erwin.

    “Fiquei surpreso ao ver como a anatomia de Sekani correspondia à dos meus pacientes humanos”, acrescentou.

    Renegada pela mãe

    Após o nascimento, Jameela começou a receber cuidados de mais de 40 pessoas no zoológico, que trataram a pequena gorila 24 horas por dia, enquanto a mãe se recuperava da cesariana.

    No entanto, apesar das repetidas tentativas, Sekani mostrou pouco interesse em cuidar do seu bebê.

    A equipe responsável suspeita que a mãe não tenha experimentado os sinais hormonais necessários que surgem durante o parto natural, o que teria gerado um desinteresse pela filha.

    Agora, os veterinários estão treinando uma outra gorila, Gracie, de 24 anos, que já é mãe, para que assuma a figura materna de Jameela e a ensine algumas habilidades sociais necessárias que a bebê cresça de forma saudável.