Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Banheiro comunitário mais antigo do Japão é danificado por motorista

    Toilete foi construído na primeira metade do período Murocomachi (1336-1573), em Kyoto

    Emiko JozukaTara Subramaniamda CNN

    Um prédio que se acredita abrigar o banheiro mais antigo do Japão enfrentou sua maior ameaça em séculos na segunda-feira (17), quando um trabalhador da conservação acidentalmente deu ré em seu carro, segundo autoridades locais.

    Koudou Uno, porta-voz do Templo Tofukuji em Kyoto, disse que as portas do banheiro comunitário de madeira de aproximadamente 600 anos foram danificadas no incidente.

    Uma foto das consequências mostrava pedaços de madeira espalhados pelo chão do prédio da antiga capital, onde o banheiro foi construído no templo na primeira metade do período Muromachi (1336-1573), segundo Uno.

    “O banheiro é um artefato histórico, então, naturalmente, ficamos muito tristes quando foi danificado”, disse ele.

    O “hyakusecchin” — ou “banheiro de cem pessoas” — recebeu esse apelido porque mais de 100 monges estagiários o usaram até o início da era Meiji, por volta de 1868, acrescentou Uno. Mas, na verdade, só poderia ser usado por até 40 pessoas de cada vez — cada lado da latrina é forrado com cerca de 20 buracos.

    O banheiro, que está fechado ao público há mais de um século, foi nomeado uma importante propriedade cultural pelo governo japonês em 1902. Segundo Uno, é a latrina mais antiga que resta em um templo zen-budista no Japão.

    Uno disse que a administração do templo estava discutindo a melhor maneira de restaurar as portas danificadas, que mediam 2,4 metros de altura e 2,8 metros de largura.

    “Ficamos agradecidos que ninguém ficou ferido e que podemos consertar as portas do banheiro — há alguma felicidade nesse infortúnio”, disse Uno.

    Tópicos