Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Avião presidencial decola para o Egito e aguarda autorização para repatriar brasileiros de Gaza

    Aeronave levará ajuda humanitária e pousará em aeroporto localizado a uma hora da passsagem de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza

    Aeronave cedida pela Presidência da República é abastecida com suprimentos para oferecer ajuda humanitária à Faixa de Gaza
    Aeronave cedida pela Presidência da República é abastecida com suprimentos para oferecer ajuda humanitária à Faixa de Gaza Governo do Brasil e FAB

    Teo Curyda CNN

    Em Brasília

    A aeronave presidencial designada para resgatar os brasileiros que tentam deixar a Faixa de Gaza e levar ajuda humanitária para a região decolou na manhã desta quarta-feira (18) de Roma, na Itália, para a cidade de El-Arish, no Egito.

    A cidade egípcia está localizada a aproximadamente 45 quilômetros de distância de Rafah, que liga Gaza ao Egito, e é tratada como principal porta de escape. É em El-Arish que estão concentradas toneladas de suprimentos humanitários vitais para as pessoas em Gaza.

    Depois de desembarcar os kits humanitários em El-Arish, a aeronave segue para a cidade do Cairo, na capital do país, e aguarda para repatriar os brasileiros que estão em Gaza e que esperam autorização internacional para cruzar a passagem de Rafah.

    Além da aeronave brasileira, voos de ajuda da Jordânia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Organização Mundial da Saúde e Cruz Vermelha chegaram à cidade egípcia de El-Arish nos últimos dias.

    A bordo do avião presidencial estão 40 purificadores de água portáteis e kits de medicamentos e insumos enviados pelo governo para atender as populações em situação de emergência em saúde pública na Faixa de Gaza.

    Os purificadores têm capacidade de tratar mais de 220 mil litros por dia. Com tecnologia e fabricação brasileiras, o purificador é portátil e capaz de remover 100% de vírus e bactérias da água.

    Veja também: Brasileiro mostra lixo acumulado nas ruas da Faixa de Gaza e chama situação de “desastre ambiental”

    Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas