Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Avião de Zelensky faz parada em Brasília para reabastecer antes de ir à posse de Milei

    Aeronave do presidente ucraniano ficou por duas horas na base aérea da FAB para reabastecimento

    Avião de Zelensky fez parada em Brasília para reabastecimento
    Avião de Zelensky fez parada em Brasília para reabastecimento Theodore Manolopoulos/Assessoria de Imprensa da Presidência Grega/Divulgação via Reuters

    Da CNN*

    São Paulo

    A aeronave que leva a Buenos Aires o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez uma parada no Brasil na noite deste sábado (9).

    Segundo apurou a CNN, o avião pousou na base aérea da Força Aérea Brasileira (FAB) em Brasília às 20h15. O motivo da parada foi o reabastecimento da aeronave. Às 22h15, o avião decolou novamente.

    Zelensky estará na posse do novo presidente de Argentina, Javier Milei. A cerimônia acontece neste domingo (10).

    Mais cedo, no X (ex-Twitter), Zelensky publicou mensagem dizendo que estava “a caminho da Argentina”. Será a primeira visita dele a um país da América Latina desde que assumiu a Presidência da Ucrânia.

    Antes de seguir rumo à Argentina, Zelensky esteve em Cabo Verde, na África, em encontro com o primeiro-ministro Ulisses Correia.

    Veja outros líderes mundiais confirmados na posse:

    Luis Lacalle Pou, Uruguai

    O presidente do Uruguai é um dos líderes que confirmou presença neste domingo (10). Lacalle Pou viajará a Buenos Aires neste sábado (09), segundo a comunicação da Presidência.

    Gabriel Boric, Chile

    A presença de Gabriel Boric foi confirmada na semana passada pela ministra da Secretaria-Geral de Governo, Camila Vallejo. “A decisão foi tomada, o presidente representa o Estado do Chile e, como sempre foi feito, estará presente”, disse Vallejo.

    “É um padrão que o presidente tem para todos os casos: construir e fortalecer as relações diplomáticas do Estado com todos os países, independentemente de estarmos ou não aliados a um determinado governo”, afirma a secretária-geral.

    Santiago Peña, Paraguai

    Santiago Peña será um dos líderes presentes na cerimônia, conforme confirmou o chanceler paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano. “O presidente Peña aceitou o convite do presidente Javier Milei para participar da cerimônia de posse no dia 10 de dezembro em Buenos Aires”, disse Lezcano a uma mídia local.

    Daniel Noboa, Equador

    O recém-eleito Daniel Noboa também estará presente na cerimônia deste domingo (10), conforme confirmado à CNN pela Secretaria-Geral de Comunicação da Presidência (SECOM).

    Viktor Orbán, Hungria

    O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, foi um dos que confirmou presença no domingo (10), por meio de uma mensagem no X (antigo Twitter). “Recentemente conversei com Javier Milei e o parabenizei pela sua impressionante vitória nas eleições presidenciais argentinas. Estou ansioso para começar a trabalhar com um verdadeiro patriota! Vejo vocês na posse em Buenos Aires”, diz a postagem.

    Renato Florentino Pineda, Honduras

    O vice-presidente de Honduras viajará a Buenos Aires em nome da presidente Xiomara Castro, segundo um comunicado da presidência.

    Rei Felipe 6º da Espanha

    A presença do monarca espanhol, Felipe VI, foi confirmada na semana passada, segundo a agência de notícias Télam.

    *Com informações de Elijonas Maia e Daniel Rittner