Austrália registra recorde de casos de Covid-19 pelo 3º dia seguido
Primeiro-ministro negou que país esteja na mesma situação que Europa e que número se traduza em maior pressão nos hospitais


A Austrália reportou novo recorde de casos de Covid-19 neste sábado (18) pelo terceiro dia seguido, com surtos crescendo nos dois estados mais populosos apesar do primeiro-ministro, Scott Morrison, continuar a minimizar os riscos à medida que o país facilita as restrições pandêmicas.
O estado de New South Wales reportou 2.482 novos casos, o estado de Victoria 1.504 e o estado de Queensland 31 novas infecções no sábado, superando juntos o recorde anterior de 3.820 casos em um dia.
Morrison reiterou que o foco deveria ser em hospitalizações, casos em terapia intensiva e em ventiladores em vez de números de casos reais, à medida que o país aprende a conviver com o vírus.
Até agora, o primeiro-ministro afirmou que o aumento do número de casos em New South Gales não estava se traduzindo em pressão sobre os hospitais, com apenas 26 pessoas em terapia intensiva.
“Eu não concordaria que os australianos são complacentes com isso. Levamos incrivelmente a sério. A melhor maneira seguir é com uma cabeça calma e um plano claro”, disse Morrison em uma entrevista coletiva em Hobart, no estado da Tasmânia.
O ministro afirmou que a Austrália não estava na mesma situação que o Reino Unido, a Europa ou a América do Norte, onde os casos estão aumentando.
Na última flexibilização, os viajantes internacionais totalmente vacinados que chegam a Sydney e Melbourne não precisarão mais se isolar por 72 horas, disseram os governos de New South Wales e Victoria na sexta-feira (17).
Os viajantes que chegarem ainda farão um teste PCR em até 24 horas, mas só precisarão se isolar até receberem um resultado negativo do teste.
“Sabemos que tem sido um tempo desafiador para viagens internacionais com novas regras e o surgimento da variante Ômicron, mas este anúncio é sobre a simplificação do processo e assegurar que as duas maiores cidades da Austrália tenham uma abordagem consistente”, disse o governador Dominic Perrottet, de New South Wales, em uma declaração.
A Austrália fechou suas fronteiras logo após o golpe pandêmico de 2020, o que manteve os casos da Covid-19 baixos em relação a outras nações ricas. O país registrou até agora 239.000 casos e cerca de 2.130 mortes.