Audiências semanais do Papa serão traduzidas para mandarim a partir de dezembro
As relações entre o Vaticano e a China comunista têm sido historicamente tensas, mas o papa Francisco tem como prioridade normalizá-las
O papa Francisco anunciou na quarta-feira (27) que seus ensinamentos na audiência geral semanal no Vaticano também serão traduzidos para o mandarim a partir da próxima semana.
Nas audiências realizadas todas as quartas-feiras, o papa Francisco fala italiano e seus ensinamentos são traduzidos e lidos em inglês, francês, alemão, polonês, espanhol, português e árabe.
“Na próxima semana, com o início do período do Advento, a tradução em chinês também estará aqui na audiência”, disse ele, provavelmente se referindo ao mandarim, o idioma oficial da China.
As relações entre o Vaticano e a China comunista têm sido historicamente tensas, mas o papa Francisco tem como prioridade normalizá-las.
Em outubro, o Vaticano e a China estenderam um acordo sobre a nomeação de bispos católicos no país por quatro anos, apontando para um novo nível de confiança entre as duas partes.
O Vaticano disse que o acordo, inicialmente firmado em 2018, resolveu uma divisão de décadas entre uma igreja leal ao Papa e a Associação Patriótica Católica supervisionada pela China, que opera independentemente da Santa Sé.
Estima-se que existam de 10 a 12 milhões de católicos na China.