Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    “Attenzione Pickpocket”: italiana famosa pelos vídeos tem celular roubado, diz jornal

    Vereadora de Veneza que viralizou por alertar turistas de batedores de carteira teve o celular puxado de suas mãos em uma rua do centro histórico da cidade

    Léo Lopesda CNN , em São Paulo

    A italiana Monica Poli – famosa internacionalmente por seus vídeos “Attenzione Pickpocket” no qual alerta turistas e persegue batedores de carteiras – passou de vigilante a vítima e teve seu celular roubado em Veneza.

    As informações são do jornal Corriere Del Veneto, divisão regional do tradicional Corriere Della Sera.

    Poli, que é uma vereadora veterana da cidade pelo partido de extrema-direita Liga Norte, teve seu celular puxado de suas mãos na Piazzale Roma – um dos locais que ela costuma gravar os vídeos chamando a atenção para furtos.

    De acordo com a apuração do jornal, Poli foi roubada “em um instante de distração” e diante do olhar de outra testemunha.

    A iniciativa de Poli em alertar os turistas sobre possíveis furtos faz parte do grupo Cittadini non distratti (Cidadãos não distraídos, em tradução literal).

    Em nota, o grupo comentou o roubo do celular de Monica dizendo que “há anos não se roubava um dos nossos”. “Da última vez foi uma carteira. A esperança é que o celular seja bloqueado o quanto antes”, completou.

    Veja: “Nós fazemos uma ação de incômodo”, diz Monica à CNN

    Em julho, Monica deu uma entrevista à CNN e explicou como a ideia dos videos “attenzione pickpocket” surgiu a partir do grupo Cittadini non distratti.

    Depois que ingressou nas redes sociais, o grupo passou a publicar fotos de ladrões, apenas cobrindo os olhos deles. Mas, segundo Monica, o grupo logo percebeu que, em alguns lugares da Itália, também era necessário fazer vídeos.

    “Muitas cidades da Itália têm esse problema, inclusive em Milão, assim como muitas cidades da Europa. É um problema um pouco global”, comenta.

    No caso dela especificamente, com o grito que se tornou famoso, Poli diz que a ideia surgiu “de um dia para o outro”. “Comecei a fazer porque nós não usamos a violência, nós fazemos uma ação de incômodo [aos batedores de carteira]. Se vemos que pegaram uma carteira de alguém, nós confirmamos, nos ativamos e chamamos imediatamente a polícia”, explica.

    “Mas, sendo sincera, eu jamais pensei em uma coisa tão midiática, a nível mundial, porque eu estou em todos os lugares, e a mensagem que gostaríamos de enviar finalmente foi entregue: tenham atenção”, completa.

    Questionada pela CNN sobre o sucesso que o vídeo vem fazendo no Brasil, Poli Monica agradeceu aos brasileiros.

    “Os brasileiros me escrevem muito no Instagram. No TikTok, eu não sou capaz de responder todas as mensagens. No Instagram, eu até consigo enviar uma mensagem de agradecimento em alguns momentos. Eu vi que são muitos brasileiros e eu agradeço a todos, mesmo que eu não responda as mensagens, eu agradeço muito, de coração. Eu tenho amigos brasileiros aqui em Veneza, e eles me disseram que sou famosa, mas eu jamais imaginava uma coisa do gênero”.

    Tópicos