Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Atirador estava esperando CEO da UnitedHealthcare “a noite toda”, diz testemunha

    Polícia de Nova York descarta crime como um ato aleatório de violência

    Da Reuters

    Brian Thompson, CEO da unidade de seguros da UnitedHealth, foi morto a tiros na manhã de quarta-feira (4) em frente a um hotel em Manhattan, Nova York, em um ataque “audacioso” e direcionado, descrito pela polícia, por um atirador que estava à espera dele.

    Thompson, de 50 anos, foi baleado por volta das 6h45 (horário de Brasília), em frente ao Hilton na Sexta Avenida, onde a conferência anual de investidores da empresa estava prestes a acontecer. Ele foi levado às pressas para um hospital próximo, onde foi declarado morto. A polícia afirmou que o atirador ainda está foragido e que a investigação sobre o motivo do crime continua.

    “Eu ouvi três tiros”, disse uma testemunha não identificada. “Eu estava estacionando o carro. Ouvi três tiros. E então, quando olhei, havia um homem caído. E então o cara atravessou (a rua) e começou a correr. Ele é um homem branco, todo de preto com uma mochila. Ele atravessou a rua. Mas aquele cara, ele estava aqui neste canto a noite toda.”

    “Isso não parece ser um ato aleatório de violência”, disse a comissária de polícia de Nova York, Jessica Tisch, em uma coletiva de imprensa. “Todas as indicações são de que foi um ataque premeditado, planejado e direcionado.”

    O suspeito, usando uma máscara e carregando uma mochila cinza, fugiu a pé antes de montar uma bicicleta elétrica e seguir para o Central Park, segundo a polícia.

    O assassinato ocorreu apenas algumas horas antes da tradicional iluminação da árvore de Natal na cidade, no Rockefeller Center, a poucos quarteirões de distância, um evento televisionado que atrai grandes multidões. As autoridades policiais disseram que a cerimônia seguiria conforme o planejado, sob forte esquema de segurança.

    A UnitedHealth é a maior seguradora de saúde dos Estados Unidos, oferecendo benefícios para dezenas de milhões de americanos, que pagam mais por cuidados de saúde do que em qualquer outro país.

    A empresa tem lutado com as consequências de um enorme vazamento de dados de sua unidade Change Healthcare, que fornece tecnologia para provedores de saúde dos EUA, interrompendo o atendimento médico aos pacientes e o reembolso aos médicos há meses.

    O vídeo mostrou o atirador chegando do lado de fora do Hilton cerca de cinco minutos antes de Thompson. Ele ignorou várias outras pessoas que passavam, disse o chefe dos detetives da polícia de Nova York, Joseph Kenny, aos repórteres. Quando Thompson se aproximou do hotel, o atirador atirou nas costas dele com uma pistola e continuou atirando, mesmo depois que sua arma pareceu emperrar.

     

    Tópicos