Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Até 190 mil pessoas podem morrer na África por Covid-19, diz OMS

    Organização Mundial da Saúde estima que entre 29 e 44 milhões podem ser infectados no primeiro ano da pandemia

    Leonardo Lopes, , Da CNN, em São Paulo

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira (7) que entre 83 e 190 mil pessoas podem morrer pelo novo coronavírus no continente africano. As projeções também estimam que entre 29 e 44 milhões podem ser infectados no primeiro ano da pandemia, caso as medidas de segurança não forem adotadas.
     
    A pesquisa engloba 47 países africanos e uma população estimada de 1 bilhão de pessoas. De acordo com a OMS, a pandemia da Covid-19 na África deve ter uma taxa de transmissão mais lenta e uma faixa etária mais jovem entre os casos mais graves da doença.
     
    A OMS diz que a projeção se justificaria pelos fatores sociais e ambientais, que retardam a velocidade de transmissão do vírus, e também “pela população mais jovem, que se beneficiou do controle de doenças transmissíveis, como HIV e tuberculose, que reduz possíveis vulnerabilidades”.

    Leia mais:

    Inundações e deslizamentos deixam ao menos 265 mortos na África Oriental

    Brasileira relata isolamento na África do Sul, que proibiu cigarro e bebida

    OMS fará nova investigação sobre origem do novo coronavírus na China

    O estudo indica que esta taxa de transmissão lenta pode fazer com que a pandemia seja prolongada por alguns anos na região.
     
    O número de casos previstos também pode colapsar os sistemas de saúde em diversos pontos da África. São estimadas entre 3,6 e 5,5 milhões de hospitalizações por Covid-19
     
    Um levantamento feito em março de 2020 pelos 47 países africanos ligados à OMS, mostrou que havia, em média, nove leitos de UTI para cada milhão de pessoas. “Doenças que poderiam ser gerenciadas podem facilmente se tornar mais complicadas”, conlcuiu a Organização.

    Tópicos