Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ataques russos deixam comunidades ucranianas sem aquecimento, água e eletricidade

    Zelensky afirmou que mais de um terço do setor de energia do país foi destruído; Autoridades alertam para a chegada do inverno na Ucrânia

    Jo Shelleyda CNN , Londres

    Uma onda de ataques russos contra infraestruturas críticas de energia deixou algumas comunidades ucranianas sem acesso a aquecimento, água e eletricidade.

    Agora, o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (UN OCHA) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) estão preocupados com o impacto do clima frio.

    “Estamos extremamente preocupados com o impacto humanitário dos ataques contínuos à infraestrutura de energia, pois privam as comunidades de calor e água no momento em que as temperaturas estão caindo”, disse a porta-voz do OCHA da ONU, Anna Jefferys, à CNN por e-mail.

    Ataques de mísseis e drones russos atingiram as usinas de energia e a rede elétrica da Ucrânia nas últimas semanas, levando a apagões contínuos e interrompendo o abastecimento de água.

    O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que mais de um terço do setor de energia do país foi destruído.

    Jefferys disse que a ONU está especialmente preocupada com aqueles que ficaram em suas casas perto da linha de frente da Ucrânia, muitos dos quais são idosos, deficientes ou doentes crônicos.

    “Estamos particularmente preocupados com as pessoas nos oblasts do leste e do sul que sofreram bombardeios implacáveis ​​por meses e ficaram totalmente traumatizadas”, disse ela. “Sua capacidade de lidar está se esgotando.”

    O CICV ecoou as preocupações da ONU, dizendo à CNN que os ataques à infraestrutura ucraniana levaram a um “profundo sofrimento” que pode piorar com a queda das temperaturas.

    “Em toda a Ucrânia, as redes elétricas estão ligadas diretamente aos sistemas de água, o que significa que, quando a eletricidade é cortada, os moradores também não têm acesso à água em suas casas e locais de trabalho”, disse Achille Després, porta-voz do CICV na Ucrânia, em comunicado por e-mail.

    “Isso já está causando profundo sofrimento aos civis, pois as temperaturas começaram a cair significativamente.”

    “À medida que o inverno se aproxima, as pessoas em todo o país vão lutar para atender às suas necessidades básicas, como ter água potável, se aquecer, usar eletricidade ou cozinhar”, alertou Després, acrescentando que “as necessidades são enormes”.

    Tópicos